Mostra

Confira AQUI o resultado dos trabalhos selecionados para a Mostra 2019.

Os autores dos trabalhos selecionados (artigo científico completo, relato de experiência ou resumo expandido) deverão enviar para a Comissão Organizadora do evento a apresentação digital (slides de Power Point, de acordo com o modelo disponibilizado) para a apresentação, até as 10h do dia 20 de maio de 2019 (segunda-feira) para o e-mail proexpublicacoes@pucminas.br. Será disponibilizado, na sala de apresentação, computador com datashow. É necessário que pelo menos um dos autores esteja presente na apresentação, que acontecerá no dia 23 de maio, a partir das 13h30, no prédio 14 (Iceg), Campus Coração Eucarístico. Conferir local da apresentação no arquivo do resultado.
Os custos referentes à preparação da apresentação e/ou viagem para fins de participação no evento serão de responsabilidade do proponente.

Orientações:

  • Os trabalhos com as melhores pontuações poderão ser publicados no e-book alusivo ao evento, cujo lançamento está previsto para o segundo semestre de 2019, ou receber indicação para publicação na Conecte-se! Revista Interdisciplinar de Extensão da Proex.
  • A seleção será feita por uma equipe de pareceristas, composta por professores da carreira docente da PUC e convidados;
  • Caso os pareceristas recomendem revisões, o documento será liberado para publicação somente após a devida correção por parte do(s) autor(es).
  • A publicação está condicionada à autorização de todos os autores, incluindo o(a) orientador(a). Os textos cuja Carta de Declaração de Autoria (anexo VII) não seja entregue à Comissão Organizadora do Evento, não serão considerados para publicação.
Apresentação

A chamada “Constituição Cidadã” completou trinta anos no dia 5 de outubro de 2018. Elaborada no período da redemocratização, com expressiva participação de diferentes setores da sociedade civil organizada, substituiu o texto Constitucional de 1967, considerado o mais autoritário da história republicana brasileira, marcado pela suspensão de direitos civis e políticos, eleição indireta para cargos do executivo, censura prévia da imprensa e produções artísticas, entre outras restrições.

Apesar dos inequívocos avanços sociais das últimas décadas, é possível afirmar que a cidadania e a democracia no Brasil não se consolidaram para parcela significativa da população. Em 2017, 50% da população mais pobre do país vivia com uma renda média mensal de aproximadamente R$ 788, valor inferior ao salário mínimo oficial, e 15 milhões estavam abaixo da linha da pobreza. No quesito educação, havia cerca de 11 milhões de analfabetos e menos da metade da população com idade superior a 25 anos havia completado o ensino básico obrigatório. Nesse mesmo ano ocorreram quase 60 mil mortes violentas (homicídios, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte), e nos últimos 11 anos mais de 550 mil homicídios, número superior ao de mortes ocorridas em sete anos de guerra civil na Síria. Em relação ao saneamento básico os dados também não são animadores, já que 82% dos domicílios possuíam acesso à água tratada e apenas 52% à coleta de esgoto. No campo da tecnologia, ciência e inovação, há desafios no que concerne a ampliação do acesso às tecnologias de informação e comunicação, a ampliação da infraestrutura, a formação de recursos humanos, o incentivo à pesquisa e desenvolvimento e o estabelecimento de novas aplicações.

Apenas a implementação de políticas públicas de médio e longo prazos, que resistam aos tempos e aos interesses políticos e partidários circunstanciais, e a participação política ativa de diferentes estratos da população, para além do período eleitoral, poderão alterar essa dura realidade, marcada pela desigualdade, injustiça e violência, e que impede o exercício de uma vida plena e digna para a maior parte dos brasileiros. O desafio é grande, tendo em vista o grau de fragmentação social e o descontentamento de parcela significativa da população em relação às instituições políticas tradicionais.

É nesse contexto, e ciente de seu papel e missão, que a Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, por meio da Pró-Reitoria de Extensão, convida a comunidade acadêmica, representantes da sociedade civil organizada, agentes públicos e demais interessados a participarem do Seminário e Mostra de Extensão 2019, com o tema Políticas Públicas e Cidadania. Este evento, inspirado no tema da Campanha da Fraternidade deste ano, será um rico espaço para a reflexão, o diálogo, a troca de experiências e a proposição de alternativas para o enfrentamento das nossas desigualdades, através do fortalecimento das políticas públicas, da cidadania e da democracia representativa e participativa.

A programação contará com conferências, mesas-redondas, palestras, rodas de conversas e oficinas. As atividades, gratuitas, abarcarão diferentes áreas de conhecimento, em diversos campi e unidades da PUC Minas. No Campus Coração Eucarístico o evento ocorrerá nos dias 22 e 23 de maio. >Participe conosco!

Comissão de Organização Geral
Seminário e Mostra de Extensão 2019
PUC Minas

Histórico

Presente há mais de 40 anos na PUC Minas, a extensão universitária configura-se como um rico campo de atuação que contribui significativamente para a formação acadêmica, profissional e cidadã dos estudantes. As ações extensionistas levam o conhecimento acadêmico para além dos limites da Universidade e interferem positivamente nas comunidades, promovendo a inclusão e o desenvolvimento social.

As experiências de campo têm alimentado as discussões em eventos promovidos pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex), como o I Encontro de Extensão Universitária. Realizado em 2004, foi o primeiro de dois eventos que resultaram na criação, em 2008, do Seminário de Extensão Universitária, cuja décima terceira edição aconteceu em 2018. Há três anos, a Mostra de Extensão também tem sido um importante espaço de compartilhamento das práticas extensionistas.

Com o intuito de favorecer uma troca mais intensa de experiências e conhecimentos entre alunos, professores e funcionários, a Proex definiu pela junção do seminário e da mostra de extensão em um único evento, a ser realizado no primeiro semestre de cada ano. Com a nova proposta, surge em 2019 o Seminário e Mostra de Extensão, que este ano abordará o tema Políticas Públicas e Cidadania.

Com a mudança, foi criada uma nova marca e uma identidade visual em sintonia com a temática deste ano. O layout das peças foi desenvolvido pela Agência PUC Minas, vinculada à Secretaria de Comunicação da Universidade.

A nova marca traz como conceito a ideia de uma árvore de ipê, considerada o símbolo da extensão. Os círculos amarelos fazem alusão às suas folhas que desprendem da árvore e vão em direção à grande meia lua azul, que representa o planeta. A árvore está posicionada no centro do eixo vertical do grande círculo, estabelecendo equilíbrio e união entre todos os elementos.

Inscrições

Ciclo de palestras, mesas-redondas e conferências:

As inscrições para o ciclo de palestras, paineis, mesas-redondas e conferências devem ser feitas aqui e também poderão ser realizadas no local dos eventos. Confira os auditórios e horários na aba Programação. A participação é certificada pela Pró-Reitoria de Extensão.

Feira de artesanato, atrações culturais e exposições:

O circuito cultural e artístico do Seminário e Mostra de Extensão 2019 é aberto a toda a comunidade acadêmica e externa. A programação está centrada no Teatro João Paulo II (prédio 30) e no prédio 43. Não é necessário fazer inscrição prévia, basta comparecer aos locais e compartilhar conosco esse momento. Confira as atrações na aba Circuito Cultural no menu superior.

Oficinas de Extensão:

Voltadas para a comunidade acadêmica e externa, as oficinas são um espaço de efetivo diálogo e troca de saberes entre os atores sociais envolvidos. As inscrições deverão ser feitas no local, de acordo com a disponibilidade de vagas. As oficinas podem ser conferidas na aba Programação.

Mostra de Extensão:

Este ano a Mostra e Seminário de Extensão foram integrados. Cento e vinte trabalhos foram submetidos ao edital e 60 trabalhos foram selecionados e organizados por temas. A apresentação está centrada no quarto andar do prédio 14. Quer conferir os trabalhos de Extensão da PUC Minas? Compareça! As inscrições serão feitas no local e a participação é certificada pela Pró-Reitoria de Extensão.