Apresentação

Novo Humanismo: (re)pensar e (re)agir

O Seminário de Extensão da PUC Minas, de 2022, vem se juntar às vozes da Igreja Católica, em Roma e em todo o mundo, a partir da coragem do Papa Francisco, de questionar os sistemas políticos e econômicos, que privilegiam uma pequena parcela da população mundial e condenam milhões de habitantes a viverem em situação de pobreza e vulnerabilidade. Mas o questionamento vai mais além, ao se saber que tais atitudes colocam em risco a própria sobrevivência da humanidade, tendo em vista o acelerado processo de destruição do planeta, supostamente em prol do desenvolvimento e do progresso.

“Novo Humanismo: (re)pensar e (re) agir” é o título deste Seminário. Juntamente com o Papa Francisco, discordamos radicalmente do sistema econômico vigente, que é feito a partir de uma economia de exclusão e desigualdade, uma economia que mata e exclui. Defendemos a prática de uma nova economia, que coloque não o lucro e a acumulação de riquezas, mas o ser humano no centro, buscando reencontrar e reconstruir as vivências da partilha, da fraternidade, do comunitário.

O lançamento recente do livro “O Novo Humanismo: paradigmas civilizatórios para o século XXI a partir do Papa Francisco” (2022) representa um marco na história desta Universidade. Seus vários autores colocam como uma questão central a crítica ao modo de produção capitalista, como um modelo estruturalmente excludente, que condena grande parte dos habitantes do planeta à pobreza extrema e, além disso, gradativamente, vai excluindo o próprio trabalhador, uma vez que máquinas e robôs podem realizar de forma mais eficiente as suas funções.

O próprio Papa Francisco, em seu discurso no “Encontro Mundial de Movimentos Populares”, em Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia, em 2015, bradou: “Esse sistema é insuportável: não o suportam os camponeses, não o suportam os trabalhadores, não o suportam as comunidades, não o suportam os povos... Sequer o suporta a Terra, a Irmã Terra, como dizia São Francisco”.

Também Leonardo Boff, em publicação de 2002, sentenciava: “Desde o início deste terceiro milênio, o tempo histórico nos tem confrontado com um dilema inescapável sobre a vida da humanidade e das outras espécies animais e vegetais que compartem conosco o planeta: ou mudamos ou morremos.”

Os professores Dom Joaquim Mol e Claudemir Alves, na Apresentação do livro “O Novo Humanismo”, nos alertam: “A possibilidade real de destruição do planeta, a condenação de milhões de pessoas à pobreza extrema, a indiferença das grandes fortunas diante da miséria humana são alguns dos sinais da exaustão do atual modelo de organização social e econômica.” E, na obra, Maurício Abdalla completa: “Trata-se da percepção, cada vez mais clara de que o processo civilizatório (...) ultrapassou os limites toleráveis pela humanidade e pelo planeta e chegou, portanto, ao seu fim como projeto humano possível.”

Para concluir, trazemos os apontamentos do professor José Luiz Quadros Magalhães: “... temos que buscar os diversos caminhos que se abrem a partir da compreensão da vida como integral, da compreensão do humano como parte de um todo. Somos natureza, compartilhamos os átomos, consciências, experiências; compartilhamos a vida desde a criação.”

Ao trazermos para este Seminário de Extensão, de 2022, a temática do Novo Humanismo, inspirados nos documentos e falas do Papa Francisco, nos reunimos aos movimentos que têm sido organizados pela nossa Arquidiocese de Belo Horizonte e também pela nossa PUC Minas. Os princípios que servem de orientação para as ações de Extensão em nossa Universidade, com toda certeza, nos colocam em sintonia com o espírito e as práticas decorrentes do Humanismo Cristão.

O evento ocorrerá nos dias 22 e 23 de setembro, na modalidade on-line, com transmissão simultânea pelo canal da Extensão PUC Minas no YouTube.

Vale pontuar que integra também a programação do Seminário a Mostra de Extensão, em que sessenta (60) trabalhos – da PUC Minas e de outras universidades de Minas Gerais e de outros estados – sob a forma de artigos, relatos de experiências e resumos expandidos serão apresentados durante o evento.

O Seminário de Extensão é aberto à participação de toda a comunidade acadêmica e de setores sociais em suas atividades gratuitas.

Sejam bem-vindos!

Professor Wanderley Chieppe Felippe

Pró-reitor de Extensão da PUC Minas

Mostra de Extensão 2022

A Mostra de Extensão é um espaço de visibilização dos resultados das diversas modalidades de Extensão, bem como do compartilhamento e troca de experiências referentes às atividades extensionistas desenvolvidas por docentes e discentes da PUC Minas e também por integrantes de outras Instituições de Ensino Superior do país.

No ano de 2022, a Pró-reitoria de Extensão (Proex) realiza a sétima edição da Mostra. Para a atividade, foram submetidos, em resposta ao Edital, 182 trabalhos de diversas áreas do conhecimento, sob diversas modalidades – artigo, relato de experiência e resumos expandidos. Todos passaram por avaliação cega de pares.

Desses, sessenta trabalhos foram selecionados e serão apresentados em formato audiovisual, no 23 de setembro, em dois períodos (manhã e tarde), pela plataforma Zoom, com transmissão simultânea pelo Canal da Extensão PUC Minas no YouTube. Ao final da exibição dos vídeos, haverá tempo para interlocução entre os autores e a comunidade acadêmica e externa.

Conheça a Dinâmica da Mostra de Extensão

A preparação para a Mostra e a divulgação dos trabalhos foi feita em cinco etapas:

1ª) Submissão de trabalhos: Publicação do edital para submissão dos trabalhos em uma plataforma on-line.
2ª) Avaliação e seleção dos textos: os trabalhos foram encaminhados para a equipe de pareceristas, composta por professores da Universidade e convidados de outras instituições brasileiras.
3ª) Apuração e divulgação dos selecionados: selecionados os sessenta trabalhos com maior pontuação e o resultado foi publicado no site da Proex PUC Minas.
4ª) Apresentação: salas virtuais com um professor moderador irão abrigar as apresentações de 6 a 7 trabalhos selecionados. As salas são abertas ao público e, após as apresentações em vídeos de até 7 minutos, os participantes poderão fazer seus comentários
5ª) Publicação: os autores dos trabalhos submetidos para a Mostra de Extensão, com exceção daqueles reprovados ou desclassificados, serão convidados a publicá-los no e-book anual da Extensão PUC Minas ou em Conecte-se! Revista Interdisciplinar de Extensão (desde que realizem os ajustes recomendados pelos pareceristas e pela equipe de revisão da Proex, se for o caso).

A sétima edição da Mostra de Extensão será um rico momento de compartilhamento de experiências. Você está convidado a participar! Acesse o canal da Extensão PUC Minas no YouTube.

Veja o cronograma de apresentação dos grupos:
• Grupo 01, das 8h às 9h30;
• Grupo 02, das 8h às 9h30;
• Grupo 03, das 9h40 às 11h10;
• Grupo 04, das 11h20 às 12h50;
• Grupo 05, das 11h20 às 12h50;
• Grupo 06, das 13h30 às 15h;
• Grupo 07, das 15h10 às 16h40;
• Grupo 08, das 15h10 às 16h40;
• Grupo 09, das 16h50 às 18h20.

Confira aqui os trabalhos selecionados e a programação das apresentações orais da Mostra de Extensão 2022.

Inscrições

Toda a programação será transmitida pelo canal da Extensão PUC Minas no YouTube. Não é necessário fazer inscrição prévia. Haverá emissão de certificado de participação para aqueles que se inscreverem no Sympla durante a realização de cada atividade. Link disponível na descrição do YouTube.

Contato

Realização: