Apresentação

Do Substantivo ao Verbo: esperançar e democratizar


O Seminário de Extensão 2021 da PUC Minas traz a intensidade das palavras-força esperançar e democratizar para o centro do debate. A esperança e a democracia são palavras que apenas ganham sentido na condição de ação, de verbos criadores de mundos. A condição humana é impermanente. Sabemos que tudo o que é humano está em trânsito, nada é, tudo está. A crise que o Brasil e o mundo vivem não é um imperativo definitivo da condição do homem no tempo: estamos em crise e a superaremos.

A esperança é uma das criações mais dignas da inteligência humana. Ela parte da constatação de que nunca estamos completos e de que nenhuma realidade é definitiva. Sendo assim, ela nos permite acreditar que a ação produz novas realidades sociais, culturais e políticas.

Não se trata da esperança de nos compreendermos passivamente, em mera espera diante do mundo... Por meio da ação concreta, o humano também se constrói. Ele necessita produzir sentido e significado na história. Sem esperança ele teria entrado em extinção pela ausência dos sentidos, de caminhos a seguir. Sem formular a direção de nossos avanços no futuro, não podemos formular significados.

Esperançar é verbo criador que permite a fé do humano na sua emancipação das relações de injustiça. Esperançar nos conduz à política mediada pela democracia, que também só encontra sentido como verbo-criador. Como toda a virtude humana, a democracia é ação. Não pode ser entendida de modo estático. Por isso, esperançamos democratizar.

Não há democracia sem a escolha dos governantes pelos governados; contudo, apenas isso não é suficiente para que tenhamos democracia: esta somente pode existir na ação livre que percorre todos os setores da vida em sociedade, e que dota as pessoas de liberdade responsável, incluindo direitos e deveres.

Democratizar é o evento-força que age na partilha dos saberes, dos poderes, das riquezas, da cultura, da economia etc.

Unir saberes e forças para compreender e intervir nos contextos político, econômico e social é pressuposto da Extensão Universitária, que, cotidianamente, também conjuga forças e trabalha em prol da materialização dos verbos esperançar e democratizar.

Neste momento, o nosso país vivencia o extremismo ideológico e é palco de manifestações racistas, sexistas, fascistas e antidemocráticas, que, dentre outros retrocessos, pedem a intervenção militar, a volta do AI-5 (Ato Institucional, número 5) e o fechamento do Supremo Tribunal Federal (STF). Cabe-nos democratizar “a informação e o conhecimento”, como instrumentos de resistência a um cenário de violências diversas, negacionismo, desinformação e fake news.

Nosso Seminário – Do Substantivo ao Verbo: esperançar e democratizar – é um convite ao debate, na perspectiva da superação da desesperança e da indiferença, num claro enfrentamento ao discurso de ódio. O evento ocorrerá nos dias 22 e 23 de setembro de 2021, online, pela plataforma Zoom com transmissão simultânea pelo canal da Extensão PUC Minas no YouTube.

Vale pontuar que integra também a programação do seminário a Mostra de Extensão. Sessenta trabalhos – entre artigos, relatos de experiências e resumos expandidos – serão apresentados durante o evento.

Venham esperançar conosco por meio de mesas-redondas, rodas de conversas e conferência. É importante reafirmar que o evento é aberto à participação de toda a comunidade acadêmica e de setores sociais em suas atividades gratuitas.

Comissão de Organização Geral
Seminário de Extensão 2021
PUC Minas

MOSTRA DE EXTENSÃO

Parte integrante do Seminário de Extensão 2021, a Mostra de Extensão é um espaço de visibilização dos resultados das diversas modalidades de extensão, bem como do compartilhamento e troca de experiências referentes às atividades extensionistas desenvolvidas por docentes e discentes da PUC Minas e também por integrantes de outras Instituições de Ensino Superior (IES) do país.

Neste ano, a Pró-Reitoria de Extensão realiza a sexta edição da Mostra de Extensão. Para essa atividade foram submetidos, em resposta ao edital, 188 trabalhos de diversas áreas do conhecimento e 60 produções acadêmicas foram selecionadas para apresentação.

Devido à pandemia da Covid-19, pelo segundo ano consecutivo, as apresentações da Mostra foram gravadas pelos autores em vídeos de até sete minutos. Os trabalhos em formato audiovisual serão apresentados entre os dias 22 e 23 de setembro, no período da tarde, pelo Zoom, com transmissão simultânea pelo Canal da Extensão PUC Minas no Youtube. Ao final da exibição dos vídeos haverá um espaço aberto para interlocução entre os autores e a comunidade acadêmica e externa.

Conheça a dinâmica da Mostra de Extensão

A preparação para a Mostra e a divulgação dos trabalhos organiza-se em cinco etapas:
1ª) Submissão de trabalhos: a Pró-Reitoria de Extensão (Proex) abre o edital para submissão dos trabalhos geralmente no mês de maio até meados de junho. Durante esse período os trabalhos são submetidos em uma plataforma online.
2ª) Avaliação e seleção dos textos: os trabalhos são encaminhados para a equipe de pareceristas que é composta por professores da universidade e convidados de diversas áreas do conhecimento, de outras instituições.
3ª) Apuração e divulgação dos selecionados: são selecionados os sessenta trabalhos com maior pontuação para apresentação.
4ª) Apresentação: acontece em dez salas virtuais, cada uma constituída por representante(s) de 6 trabalhos selecionados e um professor moderador. As salas são abertas ao público e após as apresentações em vídeos de até sete minutos, debatem-se os trabalhos.
5ª) Publicação: os trabalhos submetidos na Mostra de Extensão, com exceção daqueles reprovados ou desclassificados, são convidados para posterior publicação, desde que realizem os ajustes recomendados pelos pareceristas e pela equipe de revisão da Proex. Os trabalhos são publicados em um e-book anual da Extensão PUC Minas ou em Conecte-se! Revista Interdisciplinar de Extensão.

A história da Mostra de Extensão

A experiência em Extensão na PUC Minas é tão rica que precisava ser compartilhada, desta forma nasceu, em maio de 2016, a primeira edição da “Mostra de Extensão”, que contou com a submissão de 152 trabalhos de diversas áreas do saber. Já na segunda edição da Mostra, realizada no dia 5 de maio de 2017, a Proex recebeu 115 submissões. Na terceira edição, que ocorreu no dia 3 de maio de 2018, foram 135 trabalhos submetidos. A partir da quarta edição, em 2019, a Mostra de Extensão passou a integrar as atividades do Seminário de Extensão, nesse ano recebemos 122 submissões. Em 2020, em função da pandemia da Covid-19, o evento ocorreu virtualmente pela plataforma do Zoom com transmissão simultânea pelo canal da Extensão PUC Minas no YouTube. A quinta edição recebeu 107 trabalhos.

Na sua sexta edição, o edital da Mostra de Extensão foi aberto para submissão de trabalhos de outras Instituições de Ensino Superior (IES), dessa forma, no ano de 2021, teremos a apresentação de trabalhos de diversas regiões do país. Será um rico momento de compartilhamento de experiências.

Confira aqui os selecionados e a programação das apresentações orais da Mostra de Extensão 2021.

Inscrições

Toda a programação será transmitida pelo canal da Extensão PUC Minas no YouTube.
Não é necessário fazer inscrição prévia. Durante o evento, será disponibilizado no chat um link
de inscrição, caso o participante deseje ser certificado.