Fazer do presente um compromisso com o passado e com o futuro

É efetiva na PUC Minas a busca de uma gestão que leve à consecução de metas estabelecidas e parametrizadas pela nossa missão e visão institucionais. Como assim é também a construção de uma gestão marcada pela racionalidade administrativa e o necessário reconhecimento de competências no plano profissional. Por isso mesmo, nossa ação presente tem que, de modo intenso e articulado, fazer frente aos desafios mais imediatos e que são circunstanciados por uma série de injunções internas e externas e, ao mesmo tempo, de forma não menos arrojada e projetiva, traçar os rumos da nossa Universidade para os próximos anos. Ninguém há de duvidar que muitos dos desafios que hoje se colocam foram, de algum modo, desenhados em um passado recente e que as correções de rumos que ora se realizam vão ao encontro de nossa indiscutível responsabilidade para com a perenidade da Instituição.

E também é por isso que, hoje, na PUC Minas, nosso foco se incide sobre o exercício de uma administração que, sem perder de vista as experiências e sentidos construídos no passado, busca, de modo eficiente, fazer frente ao dinamismo dos processos e desafios que se colocam no presente e as prescrições para a garantia de um futuro sem sobressaltos. O tempo na administração de uma instituição de ensino superior revela-se muitas vezes ambíguo. Para algumas definições e assentamentos de processos, ele se mostra, algumas vezes, fugidio e insuficiente. Para outras ações, que desejamos e precisamos ver ativadas rapidamente, ele se mostra lento e arrastado. É uma paradoxal sensação de que já podíamos ter feito mais, mas que nossos próprios processos e ritos, em determinadas situações, acabam por impactar nosso plano em fazê-lo do modo e na agilidade de que gostaríamos.

Com apoio e dedicação de todos, a Reitoria da PUC Minas tem trabalhado intensamente para avançar na atualização e qualificação de todos seus processos normativos. Não custa lembrar que o Estatuto da Universidade, o Regimento Geral, as Normas Acadêmicas e o Estatuto da Carreira Docente foram renovados e encontram-se hoje em sintonia com o tempo presente e nos dão condições de, perscrutando os rumos, tendências e novas configurações do ensino superior particular, caminhar rumo à PUC Minas que desejamos. Alguns desses fundamentais documentos encontravam-se há décadas sem uma revisão geral e, portanto, desatualizados.

Nesse processo de atualização dos principais documentos que norteiam nossa vida acadêmica e institucional, o Conselho Universitário e o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, como não poderia ser diferente, tiveram papel decisivo, com contribuições fundamentais e a sua imprescindível legitimação.

Nesta edição do Canal aberto, ratificamos o convite para que todos se envolvam ainda mais na oferta de suas reconhecidas competências tanto nas atividades-fim de nossa Universidade como nas atividades da administração direta e indireta. Inauguramos nesta edição da newsletter da Reitoria um espaço dedicado a uma conversa aberta e esclarecedora com membros da Administração Superior da Universidade. A entrevista com o pró-reitor de Recursos Humanos, professor Sérgio Silveira Martins, tem o objetivo de apresentar esclarecimentos sobre a implantação de novos e efetivos mecanismos de gestão do pessoal técnico-administrativo e docente.

Somos, na PUC Minas, cerca de quatro mil profissionais, entre professores e funcionários. Desafios é que não faltam para que nossa máquina administrativa caminhe de modo ajustado, competente e comprometido para que possa corresponder às metas de qualidade no ensino, pesquisa e extensão, mas também – e é preciso afirmar isso de modo sereno e responsável – garantindo-se que o impacto de RH no cômputo geral de nosso orçamento não se torne, a médio prazo, um fator de inviabilização econômica de nossa Universidade.

Fazer a gestão responsável de uma instituição como a PUC Minas requer arrojo, objetividade e serenidade. Temos, a todo momento, que eleger prioridades, adequando o presente ao futuro que já nos bate à porta. Sabemos que nem todas as medidas nos distintos campos de nossa administração são, em alguns momentos, as mais simpáticas e simples de serem decididas e implementadas. Mas temos conosco o imperioso desafio de, no presente, mantermos nossa tradição de uma educação de qualidade, inserida no seu tempo e vinculada ao dinamismo da sociedade, e também atenta às exigências de um futuro que se apresenta cada vez mais antecipado.

Professor Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães
Reitor da PUC Minas
Bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte

Recursos Humanos na PUC Minas: enfrentar os desafios

A Canal Aberto, newsletter da Reitoria da PUC Minas,  inaugura, nesta edição, um espaço dedicado a entrevistas com os membros da Administração Superior da Universidade. Em um tom de diálogo aberto e bem informativo, o Conversa com o Gestor vai proporcionar um encontro com os gestores dos mais diferentes setores, permitindo esclarecimentos e detalhamentos de temas e fatos significativos do cotidiano da Universidade. O Conversa com o Gestor desta edição traz uma entrevista com o pró-reitor de Recursos Humanos, professor Sérgio Silveira Martins, que fala sobre o que denomina de um novo momento para o RH na Universidade, com a busca de qualificação profissional, reconhecimento de competências e o imprescindível ajuste do peso da folha de pagamento sobre o orçamento geral da Instituição.

Leia mais

Museu de Ciências Naturais é marco zero da Rota Lund

O Museu de Ciências Naturais da PUC Minas foi instaurado no dia 21 de setembro como marco zero da Rota Lund, caminho que percorre o trajeto feito no século XIX pelo paleontólogo dinamarquês Peter W. Lund em Minas Gerais, ligando o museu da Universidade, o Parque Estadual do Sumidouro, as grutas da Lapinha, em Lagoa Santa, Rei do Mato, em Sete Lagoas, e a de Maquiné, em Cordisburgo. O descerramento da placa, onde se lê “Marco Zero da Rota Lund – instalado por ocasião da visita de Sua Alteza Real da Dinamarca, Mary Elizabeth”, foi feito pela vice-reitora da PUC Minas, professora Patrícia Bernardes, pela princesa e pelo secretário de Estado de Meio Ambiente de Minas Gerais, Adriano Magalhães, representando o governador Antonio Anastasia. A placa é assinada pelo grão-chanceler da PUC Minas e arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, Dom Walmor Oliveira de Azevedo, e pelo reitor da Universidade e bispo auxiliar de Belo Horizonte, professor Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães. A placa foi inaugurada ao lado do monumento, de três metros e meio de altura, em homenagem a Peter Lund, em aço carbono sem costura e produzido para o evento pelo artista Ricardo Carvão Levy.

Leia mais

A vice-reitora, professora Patrícia Bernardes; o secretário de Estado de Meio Ambiente, Adriano Magalhães; e a princesa da Dinamarca, Mary Elizabeth descerra
A vice-reitora, professora Patrícia Bernardes; o secretário
de Estado de Meio Ambiente, Adriano Magalhães; e a princesa
da Dinamarca, Mary Elizabeth

Faje concede título Doutor Honoris Causa ao Grão-chanceler

O grão-chanceler da PUC Minas e arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, Dom Walmor Oliveira de Azevedo, recebeu o título Doutor Honoris Causa da Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (Faje). A homenagem foi no dia 29 de agosto, na faculdade.

A Faje também concedeu na mesma sessão o título Doutor Honoris Causa ao arcebispo emérito da Paraíba, Dom José Maria Pires; a Medalha Santo Inácio de Fé e Cultura a outras personalidades; e o Diploma de Beneméritos a alguns professores, ex-professores, funcionários e ex-funcionários da Faje.

Pastoral na Praça da Liberdade

O Edifício Dom Cabral, na Praça da Liberdade, passou a contar, em setembro, com as atividades da Pastoral PUC Minas. O lançamento oficial, que teve a presença do reitor e bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, professor Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães, teve como objetivo marcar o início das atividades da Pastoral no edifício, apresentar seus trabalhos e divulgar o Congresso Mundial de Universidades Católicas (Cmuc) à comunidade acadêmica, evento que será realizado no campus Coração Eucarístico de 18 a 21 de julho de 2013.

Durante o lançamento, Dom Mol falou sobre a importância da Pastoral na Universidade, destacando sua característica ecumênica e de acolhimento. A Pastoral tem a missão de contribuir na promoção do desenvolvimento humano e social dos alunos, professores, funcionários e comunidade.

Dom Mol participou do lançamento das atividades da Pastoral na Praça da Liberdade. Crédito: Lívia Alen
Dom Mol participou do lançamento das atividades da Pastoral
na Praça da Liberdade

Posses: diretora do Iceg e membros do Departamento de Administração

Tomaram posse, no dia 11 de setembro, a diretora do Instituto de Ciências Econômicas e Gerenciais (Iceg), professora Ângela Maria Marques Cupertino, os membros da Câmara do Departamento de Administração e os membros eleitos dos cursos de graduação em Administração e do Programa de Pós-graduação da área. Veja a relação dos empossados.

Na solenidade, no campus Coração Eucarístico, o reitor, professor Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães, destacou a importância do Iceg, “um instituto tão forte, tão amplo, tão significativo para a sociedade”. Ele se lembrou do Dia do Administrador, comemorado no dia 9 de setembro, e da semana do profissional como importância do administrador para a sociedade.

Leia mais

A importância da conversão, celebração e testemunho da fé

Com o tema O Ano da Fé – um tempo para refletir, o secretário da Congregação para a Doutrina da Fé, do Vaticano, professor teólogo Dom Luis Francisco Ladaria Ferrer, proferiu palestra em setembro, no campus Coração Eucarístico. O Ano da Fé, instituído pelo papa Bento XVI por ocasião dos 50 anos da abertura do Concílio Vaticano II, em 1962, iniciou-se no dia 11 de outubro deste ano e irá até 24 de novembro de 2013, como um período para a autêntica e renovada conversão a Jesus. Três pontos fundamentais do Ano da Fé foram citados por Dom Ladaria: conversão, celebração e testemunho da fé. "A confissão não é somente do lado externo, mas parte do coração", lembrou, destacando também a vivência da fé na celebração litúrgica e no amor ao próximo. "Vivemos um momento de crescente abandono da fé, da igreja e de Deus", fenômeno que, segundo Dom Ladaria, provoca graves problemas sociais e pessoais.

Leia mais

Pe. Antônio Francisco da Silva, Dom Luis Francisco Ladaria ferrer,Dom Walmor Oliveira de Azevedo, pe. Geraldo Luiz de Mori e Dom Wilson Luís Angotti Filho. Crédito: Felipe Caixeta
Pe. Antônio Francisco da Silva, Dom Luis Francisco Ladaria
Ferrer, Dom Walmor Oliveira de Azevedo, pe. Geraldo Luiz de
Mori e Dom Wilson Luís Angotti Filho

PUC Minas é destaque na preferência das empresas na hora de contratar

A PUC Minas é a primeira entre as universidades particulares, em todo o País, no que se refere à preferência das empresas para a contratação de formados. No âmbito de Minas Gerais, a Universidade é a primeira entre as universidades particulares no quesito qualidade do ensino. Os dados constam do Ranking Universitário Folha (RUF), divulgado em setembro, pelo jornal Folha de S. Paulo, do qual participaram 1.212 diretores e gerentes de Recursos Humanos, para o primeiro quesito, e 597 pesquisadores vinculados ao Conselho Nacional de Conhecimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCT), para o segundo. Esses pesquisadores apontaram, cada um, as dez melhores instituições brasileiras em sua área de conhecimento.

Leia mais

Guia do Estudante: cursos da Universidade bem avaliados

Os cursos da PUC Minas, em Belo Horizonte, de História, Publicidade e Propaganda e Serviço Social receberam cinco estrelas, conceito máximo (excelente), na avaliação de cursos superiores realizada neste ano pelo Guia do Estudante, da Editora Abril. Outros 28 cursos receberam quatro estrelas (muito bom) e outros 28 três estrelas (bom). Os dados integrarão a publicação GE Profissões Vestibular 2013, que circulará a partir de 25 de outubro.

Leia mais

Revista Mercado Comum: Prêmio Minas Desempenho Empresarial

A PUC Minas receberá o Prêmio Minas Desempenho Empresarial – Mercado Comum 2011/2012 na categoria Liderança Setorial de Minas Gerais – Educação e na categoria Expressão – Melhores e Maiores Empresas de Minas Gerais. O evento de premiação da 14ª edição será no dia 22 de outubro, às 20h, no Automóvel Clube de Belo Horizonte, no Centro da capital. A premiação é promovida pela revista Mercado Comum, periódico de economia e negócios.

Em maio, a PUC Minas havia também sido vencedora na categoria Liderança do segmento Ensino Superior BH do XVII Prêmio Top of Mind – Mercado Comum – Marcas de Sucesso – Minas Gerais – 2011/2012.

Entre em contato: imprensa@pucminas.br