Guia do Estudante: cursos da Universidade bem avaliados

Os cursos da PUC Minas, em Belo Horizonte, de História, Publicidade e Propaganda e Serviço Social receberam cinco estrelas, conceito máximo (excelente), na avaliação de cursos superiores realizada neste ano pelo Guia do Estudante, da Editora Abril. Outros 28 cursos receberam quatro estrelas (muito bom) e outros 28 três estrelas (bom). Os dados integrarão a publicação GE Profissões Vestibular 2013, que circulará a partir de 25 de outubro.

Quatro estrelas: em Arcos, o Curso de Administração; em Belo Horizonte, Administração, Arquitetura e Urbanismo, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Ciências Sociais, Direito, Educação Física, Engenharia Elétrica, Engenharia Eletrônica, Engenharia Mecânica, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Jornalismo, Letras, Pedagogia, Relações Internacionais, Relações Públicas, Sistemas de Informação. Em Betim, também ficou com quatro estrelas o curso de Ciências Biológicas; em Contagem, os cursos de Serviço Social e Sistemas de Informação; em Poços de Caldas, o de Administração, Ciência da Computação, Direito, Enfermagem e Fisioterapia.

Confira a listagem

Metodologia

O Guia do Estudante avalia apenas os cursos superiores que atendem a quatro critérios: ter a titulação de bacharelado, salvo duas exceções: Pedagogia e Educação Física, que são consideradas prioritariamente as licenciaturas; ou bacharelado e licenciatura (ambos oferecidos simultaneamente); possuir turma formada há pelo menos um ano (data de conclusão da primeira turma igual ou inferior a dezembro de 2009); ter turma em andamento e ser oferecido no próximo processo seletivo; e ser um curso presencial.

Os respectivos coordenadores dos cursos respondem a um questionário eletrônico, com dados específicos sobre o curso, como titulação do corpo docente e produção científica. Os dados preenchidos são disponibilizados, de forma aleatória, aos pareceristas para auxiliá-los no processo de avaliação. O corpo de consultores do GE é formado por docentes, coordenadores de curso, diretores de departamento e avaliadores do MEC. Têm preferência os consultores que possuem currículo cadastrado na Plataforma Lattes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e constam do Banco de Avaliadores.

« Volta