Presidente da CNBB, Dom Raymundo Damasceno, visita a PUC Minas


Presidente da CNBB esteve na PUC Minas no início de junho

O presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Raymundo Damasceno, visitou a PUC Minas no dia 6 de junho. Na ocasião, ele foi recebido pelo reitor e bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães, e por membros da administração superior da Universidade. O presidente da CNBB também visitou as instalações do Instituto de Filosofia e Teologia Dom João Resende Costa.

Durante o encontro no gabinete do reitor, Dom Damasceno recebeu informações sobre a Universidade nas áreas de pesquisa, ensino e extensão.

O pró-reitor de Pesquisa e de Pós-graduação, professor Sérgio Hanriot, destacou o crescimento da área na Universidade, que hoje dispõe de 16 programas de pós-graduação e cerca de 1.200 alunos matriculados nos mestrados e doutorados. Ele ressaltou ainda a qualidade da pesquisa produzida na Universidade, que rendeu prêmios como o Jovem Cientista, em 2008.

O presidente da CNBB recebeu informações do diretor do Ipuc, professor Janes Landre Júnior, sobre a área das engenharias, que reúne 8.400 alunos entre graduação e pós-graduação, e cujo Instituto é reconhecido como um dos melhores do País. Ouviu, ainda, dados sobre a extensão fornecidos pelo pró-reitor da área, professor Wanderley Chieppe, que observou que há em execução na PUC Minas mais de 300 ações extensionistas: “Nossa intenção é que o aluno perceba a realidade brasileira e como poderá contribuir como cidadão e profissional”.

O coordenador geral da Pastoral na Universidade, professor Camilo Ribeiro, informou que, atualmente, há 140 projetos de ação pastoral em andamento e destacou os quatro eixos do setor, voltados para o diálogo, solidariedade, serviço e evangelização: “Nossas ações são ligadas à missão da PUC, marcada pelo humanismo e formação integral, e o desafio é a transformação social e espiritual da sociedade”.

Depois de apresentar todos os outros membros da administração superior, Dom Mol concluiu, destacando o importante papel da Universidade para a sociedade e sua grande contribuição para a Arquidiocese de Belo Horizonte. “Precisamos desse respaldo das universidades, sobretudo católicas, para o nosso trabalho na CNBB”, salientou Dom Damasceno, assinalando a importância do diálogo da Igreja com o mundo da educação e da cultura.
« VOLTA