PUC Minas concede título de Doutor Honoris Causa
ao núncio apostólico no Brasil


Dom Lorenzo recebeu o diploma das mãos do arcebispo metropolitano, Dom Walmor Oliveira de Azevedo

A PUC Minas outorgou o título de Doutor Honoris Causa ao núncio apostólico no Brasil, Dom Lorenzo Baldisseri, em reconhecimento à excelência de sua formação e atuação religiosa, acadêmica, intelectual e artística. A solenidade ocorreu no dia 9 de junho, durante sessão solene e pública do Conselho Universitário (Consuni) e do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe), realizada no Teatro João Paulo II, no campus Coração Eucarístico. O núncio apostólico é um representante diplomático permanente da Santa Sé que exerce o posto de embaixador perante os Estados, algumas organizações internacionais e a Igreja local.


O Honoris Causa é um título concedido a uma personalidade que tenha contribuído com os preceitos de uma instituição oficial de ensino e se destacado pelo saber ou pela atuação em prol das artes, das ciências, da filosofia, das letras ou do melhor entendimento entre os povos.

Estiveram presentes na solenidade o arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, Dom Walmor Oliveira de Azevedo, presidente da Sociedade Mineira de Cultura e grão-chanceler da Universidade; os bispos auxiliares da Arquidiocese, professor Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães, reitor da PUC Minas, e Dom Luiz Gonzaga Fecchio; a vice-reitora, professora Patrícia Bernardes; o secretário geral da Universidade, professor Ronaldo Rajão Santiago; o secretário estadual em exercício de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Evaldo Ferreira Vilela, representando o governador Antonio Anastasia; autoridades eclesiásticas, políticas, judiciais, militares, civis e membros da administração superior da Universidade.

Dom Lorenzo Baldisseri expressou gratidão pelo título recebido. “Esta gratidão surge sincera em meu coração. Quero estendê-la à PUC Minas, como instituição de ensino que tem grande prestígio acadêmico e de exercício pujante da cultura no mundo”.

Dom Walmor ressaltou a importância do núncio apostólico na construção da história da Igreja no mundo e no Brasil. “O ministério de Dom Lorenzo Baldisseri concretiza e aponta na Igreja um diálogo, anunciando o Evangelho, para que não se perca o caminho da vida verdadeira, compromisso com a Justiça, valores com o Evangelho”, disse. “Nos alegramos e nos honramos por incluir o nome de Dom Lorenzo Baldisseri no rol de ilustríssimos honoris causa PUC Minas”.

Dom Joaquim Mol disse que a Universidade também cumpre sua missão “quando distingue pessoas de diversos modos, por reconhecê-las pela importância de suas contribuições específicas para o desenvolvimento do conhecimento e de práticas que transformam e elevam a condição humana e se constituem em saberes, verdadeiro patrimônio coletivo”. Ele afirmou que a concessão do título ao núncio apostólico se explica pelo mérito da atuação religiosa, diplomática, intelectual e artística. O reitor ressaltou a atuação religiosa e eclesial de Dom Lorenzo, ao pronunciar sua palavra de orientação, nutrindo de “bons pastores a imensa porção do povo de Deus” que forma a Igreja no Brasil; pela atuação diplomática, no respeito à soberania de cada Estado, estreita relações institucionais entre o Brasil e a Santa Sé; pelas publicações, contribuindo para a “renovação da ousadia do anúncio de Jesus Cristo no mundo atual”; e pela contribuição artístico-cultural, como pianista e erudito conhecedor da música.

Membro do Consuni e do Cepe, o professor José Tarcísio Amorim, assessor especial da Reitoria, saudou Dom Lorenzo Baldisseri, registrando fatores da vida dele, como a vocação, a profissão, o Direito, a arte, a diplomacia e o gosto por idiomas.

Relação entre o Brasil e a Santa Sé

Dom Lorenzo Baldisseri dissertou sobre os Bens Culturais ou Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural da Igreja Católica no País na solenidade. O tema proferido por Dom Lorenzo Baldisseri relaciona-se ao Acordo Brasil-Santa Sé, assinado pelo Brasil e Vaticano em 13 de novembro de 2008. O objetivo do acordo foi consolidar, em um único instrumento jurídico, normas brasileiras e canônicas de diversos aspectos da relação do Brasil com a Santa Sé e da presença da Igreja Católica no Brasil. A sessão pública também empossou novos conselheiros do Consuni.

Dom Lorenzo já exerceu o cargo de representante diplomático permanente da Santa Sé no Haiti (1992 - 1995), Paraguai (1995 - 1999), Índia e Nepal (1999 - 2002). Foi nomeado núncio no Brasil no dia 12 de novembro de 2002. Ele fala italiano, inglês, português, francês e espanhol.
« VOLTA