Lucidez e transparência

O primeiro trimestre de 2011 se encerrou com o lançamento do Programa de Comunicação Interna, capitaneado pela Secretaria de Comunicação da Universidade, e cujo piloto começa a ser realizado na Unidade de São Gabriel. O programa pretende oferecer mecanismos e ferramentas para qualificar nossos processos de comunicação interna. Entre os resultados esperados pelos executores do Programa, estão o fim das obstruções e vácuos que bloqueiam, suspendem ou impedem a circulação da informação; criação de suportes de referência para a circulação da informação, possibilitando que o público interno esteja mais bem informado sobre a Unidade e a Universidade como um todo; mais transparência nos processos e decisões da Unidade e elevação da auto-estima e intensificação do sentimento de pertencimento por parte dos membros da Unidade.

Queira Deus que consigamos avançar neste complexo campo da comunicação interna que, como sabemos, deve ser resultado do envolvimento e compromisso de todos, possibilitando a constituição de processos inteligentes, ágeis e éticos de circulação das informações de interesse da Instituição. Durante este ano de 2011, serão desenvolvidas várias ações com esse objetivo. Mas torna–se imperativo que toda a comunidade universitária entre em ‘estado de comunicação’ permanente, se envolvendo nesta construção coletiva. Para este piloto, a Unidade São Gabriel foi a escolhida para abrigar o Programa devido ao tamanho deste Núcleo Universitário, o volume das atividades desenvolvidas e a predisposição das pessoas já envolvidas nos processos de gestão por resultados que também se iniciam na Unidade. A partir deste início de caminhada, por compromisso e necessidade, estenderemos o Programa de Comunicação Interna a toda a Universidade, na certeza de que colheremos efetivos resultados em termos da qualidade de nossas interações e convívio cotidiano.

Não por coincidência, esses primeiros meses de trabalho do ano de 2011 estão marcados por eventos ligados à necessidade de qualificarmos cada vez mais os processos de comunicação em nossa Universidade, seja internamente nos setores ou entre as diversas áreas que compõem os campi e unidades. Desde as comunicações de natureza administrativa e acadêmica e seus modos e formas de circulação até mesmo os suportes que viabilizam a visibilidade das informações realmente relevantes para o conjunto da comunidade, nosso desejo é de que ampliemos nossas habilidades e correção na gestão, oferta e acolhimento dos conteúdos com os quais lidamos - em suas diversas naturezas e graus de importância.

Por um diálogo sereno e responsável


É nesse sentido que, no final do mês de março, distribuímos para os professores da PUC Minas comunicado em que reafirmamos a preocupação com o modo, que nos parece bastante equivocado, como a representação docente reiteradamente tem se manifestado ao professorado. No referido comunicado, chamamos a atenção para o fato de que a Reitoria da PUC Minas, ao mesmo tempo que procura manter a comunidade acadêmica devidamente informada sobre nossos processos administrativos e acadêmicos, tem optado por evitar, em respeito aos corpos docente e técnico-administrativo, alimentar uma troca excessiva e desnecessária de mensagens eletrônicas, como parece desejar a representação docente, que, não raramente, tem pautado seus informes por um tom bilioso e jocoso, que pouco contribui para a vida acadêmica e não condiz com a qualidade das relações estabelecidas com nossos professores e funcionários.

Em uma visão enviesada e imaginativa, a representação docente insiste em traçar um quadro de caos administrativo que a comunidade percebe ser irreal e que sugere uma atitude irresponsável. A comunicação mais recente, por parte da representação docente, além de, mais uma vez, conter críticas indevidas e inapropriadas, lamentavelmente demonstra desconhecimento dos direitos individuais, assegurados pela própria Constituição Federal, e das competências estatutárias do Reitor.

Mas o que temos a lamentar, especialmente, é o modo como a representação docente flagrantemente afrontou nosso Conselho Universitário. Na já mencionada comunicação, a associação, ao referir-se à aprovação, pelo Conselho, das alterações estatutárias, o fez de modo desrespeitoso e ignorando a autonomia e condição soberana daquele Egrégio Conselho. Não podemos, certamente, neste momento, e, claro, mesmo reconhecendo a natureza por vezes antagônica de interesses e posições, deixar de manifestar nossa preocupação em relação a uma representação docente que opta por confundir ao invés de esclarecer; de atomizar, ao invés de cooperar, e de se postar, via de regra, de modo enviesado e agressivo. Cabe dizer ainda que nas seguidas correspondências da representação docente, pode-se perceber equívocos de interpretação de fatos e circunstâncias. Assim foi, por exemplo, nos episódios mencionados da Portaria 004/2011 e na saída do diretor da Editora PUC Minas, professor Geraldo Márcio Guimarães. A adoção desta Portaria teve o objetivo de disciplinar o acesso e divulgação de dados ou informações de caráter pessoal ou institucional. Esta portaria resultou de um processo de maturação iniciado em fevereiro deste ano, a partir de solicitação de parecer à Consultoria Jurídica da Universidade, com o propósito principal de resguardar a Instituição nos assuntos de seu interesse como também proteger professores, funcionários e alunos em termos de informações que lhes são próprias e que, eventualmente, têm caráter sigiloso. Nada mais. Novamente, a representação docente optou não por apresentar questionamentos coerentes e razoáveis, mas genericamente apenas afirmar que em tudo há má intenção.

No caso da saída do mencionado professor, a representação docente quis fazer crer que a Reitoria omitiu o seu desligamento, já que a Secretaria Geral não divulgou tal movimentação. Como é de praxe no relacionamento respeitoso que mantemos com nossos colaboradores, o Reitor fez a necessária comunicação pessoalmente ao professor Guimarães, aproveitando a oportunidade para agradecer-lhe pelos muitos serviços prestados à Instituição e por tantos anos em que, temos certeza, houve um mútuo respeito e crescimento. Vale lembrar que não é da competência da Secretaria Geral, que se ocupa, nesses casos, de dar conhecimento sobre as mudanças e alterações de cargos e funções, divulgar o desligamento funcional de professores e funcionários. Aliás, esse não é um tipo de informação que deva, por inúmeros motivos, ser assim tratada. Há meios e modos apropriados para fazê-lo, especialmente por respeito aos envolvidos. Cabe dizer ainda que, mesmo na data da correspondência da entidade representante dos docentes, o desligamento do professor ainda não havia se dado.

Aproveito este espaço para agradecer as inúmeras manifestações de apoio recebidas de professores e funcionários que, em suas mensagens, também expuseram seu profundo desconforto em relação ao modo desrespeitoso e agressivo com o qual a representação docente tem pautado suas mensagens.


Prof. Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães
Reitor da PUC Minas
Bispo auxiliar de Belo Horizonte
Presidente Dilma Roussef se encontra com Dom Mol

A presidente Dilma recebeu Dom Joaquim Mol e
frei Gilvander Luís Moreira para dialogar sobre conflito social

O bispo auxiliar de Belo Horizonte e reitor da PUC Minas, Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães, foi recebido nesta segunda-feira, 28, pela presidente Dilma Roussef em sua visita a Belo Horizonte. Acompanhado pelo assessor da Comissão Pastoral da Terra, frei Gilvander Luis Moreira, Dom Mol entregou um documento que relata as causas, faz diagnóstico e aponta caminhos para solucionar o conflito social que envolve a Prefeitura de Belo Horizonte, o governo de Minas Gerais e 1.200 famílias sem-teto das comunidades Camilo Torres, Dandara e Irmã Dorothy, localizadas na capital mineira, e que correm o risco de serem despejadas.

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PUC Minas lança Programa de Comunicação Interna na unidade São Gabriel

A PUC Minas, por meio da Secretaria de Comunicação, lançou, no dia 30 de março, o Programa de Comunicação Interna da Universidade, cujo projeto piloto se inicia pela Unidade São Gabriel. Estiveram presentes o reitor, professor Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães, o pró-reitor adjunto, professor Miguel Alonso de Gouvêa Valle, o secretário de Comunicação, professor Mozahir Salomão Bruck, o chefe de gabinete da Reitoria, professor Paulo Roberto de Sousa, membros da administração superior, coordenadores e colegiados, professores e funcionários.

Os grupos de trabalho começarão a se reunir, em datas a serem definidas, para o prosseguimento do diagnóstico em cada setor, a partir de grupos focais já realizados. O objetivo é diagnosticar e entender o fluxo de informações específico para, a partir daí, serem aperfeiçoados os canais e vetores de circulação das informações, como processo de construção coletiva que é a comunicação interna.

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A importância da comunicação interna permeou os discursos na solenidade de lançamento do programa
Funcionários têm encontro com reitor

Encontro com funcionários foi marcado pela descontração

"Esse nosso encontro fica marcado pelo desejo de uma proximidade cada vez maior entre nós". A afirmação foi feita pelo reitor, professor Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães, durante reuniões com funcionários do câmpus Coração Eucarístico, realizadas nos dias 3 e 4 de fevereiro, no Teatro (prédio 30). Os encontros contaram com a participação da vice-reitora, professora Patrícia Bernardes, do chefe de Gabinete, professor Paulo Roberto de Sousa, do pró-reitor de Recursos Humanos, professor Sérgio Silveira Martins, e do diretor de Recursos Humanos, professor Eudes Weber Porto.

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Lixo Extraordinário: sessão especial para a PUC Minas

A convite da Reitoria, membros da administração superior da Universidade – pró-reitores, secretários, diretores de institutos e chefes de departamentos – assistiram ao documentário Lixo Extraordinário, em sessão exclusiva no Cine Belas Artes, no dia 24 de fevereiro. Os professores foram recebidos pelo arcebispo metropolitano de Belo Horizonte e grão-chanceler da PUC Minas, Dom Walmor Oliveira de Azevedo, e pelo reitor, professor Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães. Produzido pelos diretores brasileiros João Jardim e Karen Harley e pela diretora inglesa Lucy Walker, o documentário relata o trabalho do artista plástico brasileiro Vik Muniz com catadores de materiais recicláveis em um dos maiores aterros sanitários do mundo, localizado no Jardim Gramacho, bairro da periferia de Duque de Caxias, na região metropolitana do Rio de Janeiro.


Documentário concorreu
à premiação do Oscar 2011
PUC Minas recebe visita do embaixador da Polônia no Brasil

Vice-reitora, professora Patrícia Bernardes,
recebeu comitiva da Polônia

No dia 10 de fevereiro, a vice-reitora da PUC Minas, professora Patrícia Bernardes, e o chefe de Gabinete da Reitoria, professor Paulo Roberto de Sousa, receberam a visita do embaixador da República da Polônia no Brasil, Jacek Junosza Kisielewski, O diplomata estava acompanhado do cônsul honorário da República da Polônia no Brasil, Sérgio Pitchon, do cônsul geral da República da Polônia em São Paulo, Jacek Such, e do conselheiro do Departamento de Promoção Comercial e Investimentos da Polônia em São Paulo, Krzysztof Gieranczyk.

No mesmo dia, o embaixador realizou palestra sobre a União Europeia para alunos do curso de Relações Internacionais.

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Novo bispo auxiliar de Belo Horizonte visita a PUC Minas

O reitor da PUC Minas e bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, professor Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães, recebeu, no dia 17 de fevereiro, no câmpus Coração Eucarístico, o monsenhor Luiz Gonzaga Fechio.

Ordenado, no dia 19 de março, bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, monsenhor Fechio veio conhecer a Universidade, depois de visitar as instalações do edifício João Paulo II, onde funcionam os setores administrativos da Cúria Metropolitana, e da Sociedade Mineira de Cultura, mantenedora da PUC Minas.

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Monsenhor Fechio atuará juntamente com Dom Mol
nos trabalhos da Arquidiocese

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