PUC Minas assina convênio com a Fundação France Libertès


A presidente da Fundação France Libertes, Danielle Miterrand, ao lado da vice-reitora, professora Patrícia Bernardes

“É essencial este trabalho de sensibilização e conscientização. Iniciativas como esta têm uma importância muito grande”, afirmou a presidente da Fundação France Libertès, Danielle Mitterrand, ex-primeira-dama da França, durante assinatura de acordo de cooperação com a PUC Minas, para a implementação do Mensageiros da Água, um programa internacional de informação e sensibilização para uma melhor gestão das águas. A cerimônia foi na tarde do dia 5 de maio, no Museu de Ciências Naturais da Universidade.

O objetivo da parceria é criar planos pedagógicos e fóruns de discussão sobre recursos hídricos. De acordo com ela, o trabalho está ancorado em três princípios: o de que a água é um elemento constitutivo da vida; de que deve ser restituída à terra na sua pureza; e a de que deve ser gerenciada pelo interesse público
.
“O homem é suficientemente inteligente para corrigir seu caminho rumo a um mundo mais sustentável”, defendeu.

Em seu pronunciamento, a vice-reitora, professora Patrícia Bernardes, se referiu à PUC Minas e à France Libertès como duas instituições que se preocupam com o meio ambiente. “Estamos sempre atentos às demandas da sociedade, da perenidade da vida no planeta e da diversidade da fauna e da flora”, afirmou, salientando antes o “compromisso inarredável” da Instituição em formar cidadãos éticos e com valores morais, por meio da formação integral e de qualidade.

O diretor de Projetos da fundação francesa, André Abreu, disse estar satisfeito com o resultado das conversas com os professores da Universidade. “É uma alegria concluirmos o diálogo iniciado há alguns meses”, afirmou. Ele contou que a entidade é uma defensora do direito de acesso a bens comuns, sendo a questão da água considerada um exemplo dessa luta. “É um tema central, no qual é necessária uma mudança urgente de paradigma, para que haja o acesso universal para todos os seres”, frisou.

Também esteve presente, compondo a mesa, a presidente da Associação France Libertès Brasil, Bárbara Guimarães Lopes. Após a cerimônia, foi realizada a oficina de planejamento do programa Mensageiros da Água, também no Museu de Ciências Naturais.
« VOLTA