Dom Walmor tem encontros com a comunidade acadêmica
Marta Carneiro

O reitor, professor Dom Mol; o grão-chanceler, Dom Walmor; e a vice-reitora, professora Patrícia Bernardes; em encontro com a comunidade acadêmica, no campus Coração Eucarístico
“Exercitando o falar e o escutar, estamos fortalecendo algo que é invisível, mas que é sustentador tanto do processo pessoal de cada um de nós, quanto dos processos que compõem uma instituição de altíssima responsabilidade que é a PUC Minas”, disse o grão-chanceler da Universidade e arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, durante encontro com a comunidade acadêmica, na tarde do dia 27 de maio, no Teatro do campus Coração Eucarístico. De acordo com ele, a Instituição busca a formação integral de seus alunos, para que possam contribuir com a construção de uma sociedade mais justa e solidária.

Em seu pronunciamento, Dom Walmor, que também é presidente da Sociedade Mineira de Cultura, entidade mantenedora da PUC Minas, falou sobre o significado da identidade católica da Universidade, fundada em 1958 pelo então arcebispo de Belo Horizonte, Dom Antônio dos Santos Cabral.

“Esse significado pareceu, até mesmo para a própria Igreja, em um determinado tempo, como se fosse referência a algo mofado, antigo e fechado, quando, na verdade, o sentido etimológico de católica é, exatamente, para fora, universal e aberto”, pontuou. “Essa perspectiva é para resgatar exatamente o sentido forte de serviço à vida, de diálogo com as culturas, de produção da cultura a partir de valores cristãos”.

O reitor, professor Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães, afirmou que o encontro com o grão-chanceler, que vem sendo realizado desde o dia 26 de maio nas unidades da PUC Minas, pretende ser um momento de reflexão e diálogo sobre assuntos de interesse da Universidade e da Sociedade Mineira de Cultura. “Estamos concretizando e materializando o que está no nosso estatuto aprovado, no capítulo segundo, que fala da identidade da Universidade e diz que uma das finalidades é manter incessantemente a reflexão, o estudo, o debate, o diálogo, a conversa sobre todas as coisas, interagindo com as áreas do conhecimento e também sobre os problemas da sociedade atual e da cultura”, disse.

Na ocasião, o chefe de Gabinete da Reitoria, professor Paulo Roberto de Sousa, fez uma breve apresentação do campus Coração Eucarístico. Ao final, os participantes puderam se expressar e fazer perguntas ao grão-chanceler, que, depois de passar pelo campus Coração Eucarístico e pelas unidades Betim e São Gabriel, estará agora na unidade Barreiro, no dia 23 de junho, das 17h às 18h30, e em Contagem, no dia 25, também no mesmo horário. Estão programadas visitas do grão-chanceler, no segundo semestre deste ano, aos campi da PUC Minas no interior do Estado.

« VOLTA