Avaliação externa

Nos três primeiros dias do mês de junho, a PUC Minas receberá a Comissão de Avaliadores designada pelo Inep para nosso recredenciamento junto ao Ministério da Educação. Trata-se de um momento de extrema importância, para o qual os diversos setores da Universidade têm se empenhado e dado sua contribuição, a fim de que as informações necessárias estejam disponíveis com a exigida agilidade e transparência, para que a Comissão aqui encontre as melhores condições no desempenho de seu trabalho de avaliação institucional.

Em relação a esse processo avaliativo, temos o duplo sentimento de expectativa e tranquilidade. Uma expectativa natural nesses momentos de um olhar externo, que deve seguir critérios objetivos definidos para a quantificação e qualificação de processos e rotinas acadêmicos. Mas também tranquilidade, no sentido de afirmarmos que a PUC Minas tem, com competência e compromisso, diuturnamente, se dedicado a perseguir o que o seu Estatuto estabelece como missão e identidade institucional. Tranquilidade, ainda, à medida que, em um ambiente de oferta de ensino superior cada vez mais impactado por uma concorrência desleal e predatória, a PUC Minas faz-se presente com responsabilidade e respeito aos princípios éticos da educação, não abrindo mão das ações e atribuições que a distinguem como Universidade: investimentos e incessante busca da qualidade no ensino, em projetos e em programas de pesquisa e extensão.

Este momento de avaliação externa deve servir, também, como convite para renovarmos compromissos com a edificação de uma Universidade lúcida e socialmente comprometida com a promoção do bem comum e da pessoa humana e com a construção de conhecimentos transformadores que ajudem, cada vez mais, a instalar, entre nós, uma cultura de paz e de solidariedade.

Professor Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães
Reitor

“Tranquilidade, ainda, à medida que, em um ambiente de oferta de ensino superior cada vez mais impactado por uma concorrência desleal e predatória, a PUC Minas faz-se presente com responsabilidade e respeito aos princípios éticos da educação, não abrindo mão das ações e atribuições que a distinguem como Universidade ...”
Dom Walmor tem encontros com a comunidade acadêmica
Marta Carneiro

O reitor, professor Dom Mol; o grão-chanceler, Dom Walmor; e a vice-reitora, professora Patrícia Bernardes, em encontro com a comunidade acadêmica, no campus Coração Eucarístico

O grão-chanceler da PUC Minas e arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, Dom Walmor Oliveira de Azevedo, vem realizando um roteiro de visitas aos campi e unidades da PUC Minas, com o objetivo de se reunir com a comunidade acadêmica e discutir temas de interesse da Universidade e da Sociedade Mineira de Cultura. Depois de passar pelas unidades São Gabriel e Betim e pelo campus Coração Eucarístico, Dom Walmor estará na unidade Barreiro, no dia 23 de junho, das 17h às 18h30, e em Contagem, no dia 25, no mesmo horário.

Leia mais

Nesp apoia Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral

O Núcleo de Estudos Sociopolíticos (Nesp), vinculado à PUC Minas e à Arquidiocese de Belo Horizonte, realizou, nos dias 26 e 27 de maio, no campus Coração Eucarístico, coleta de assinaturas como parte das atividades da Campanha Ficha Limpa, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). A mobilização também aconteceu na unidade Barreiro, nos mesmos dias.

Leia mais


Governador recebe grão-chanceler e reitor da PUC Minas
Wellington Pedro/Imprensa MG

O reitor, professor Dom Mol; o governador Aécio Neves; e o grão-chanceler, Dom Walmor

O governador Aécio Neves recebeu, no Palácio da Liberdade, o grão-chanceler da PUC Minas e arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, Dom Walmor Oliveira de Azevedo, e o reitor e bispo-auxiliar da Arquidiocese, professor Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães. Ao final do encontro, o arcebispo disse que o encontro serviu para ampliar as parcerias entre o governo de Minas e as dioceses da Região Metropolitana nas áreas social, da saúde e educação. A reunião foi no dia 12 de maio.

Santa Sé aprova novo Estatuto da Universidade

O novo Estatuto da Universidade foi aprovado pela Santa Sé. O secretário da Congregação para a Educação Católica, Dom Johannis Ludovicus Brugues, encaminhou ao grão-chanceler da PUC Minas, Dom Walmor Oliveira de Azevedo, o decreto, que tem data de 2 de abril de 2009, pelo qual se concede à Universidade a aprovação do Estatuto da Instituição.

As alterações previstas no novo documento, aprovado pelo Conselho Universitário no ano passado, serão implantadas paulatinamente.

Dom Walmor recebe o título de Cidadão Honorário de Minas
Marta Carneiro

O reitor, professor Dom Mol; o grão-chanceler, Dom Walmor; e o deputado Célio Moreira, autor do requerimento que deu origem à homenagem

O grão-chanceler da PUC Minas e arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, Dom Walmor Oliveira de Azevedo, é o mais novo Cidadão Honorário de Minas Gerais. “Este é um momento vivido com simplicidade, mas de grande significação”, afirmou, durante solenidade na noite de 14 de maio, na Assembleia Legislativa (ALMG). O título foi concedido pelo governador do Estado, Aécio Neves, em 13 de outubro de 2004, a requerimento do deputado Célio Moreira (PSDB). Na ocasião, foi lançado o livro Na Escola do Salvador, de autoria de Dom Walmor. O reitor da Universidade, professor Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães, esteve presente na cerimônia, compondo a mesa.

CPA tem novos membros empossados

As professoras Antônia Maria da Rocha Montenegro, da unidade Contagem, e Andréia dos Santos, de Betim, foram eleitas, respectivamente, presidente e vice-presidente da Comissão Permanente de Avaliação (CPA). A eleição ocorreu na tarde de 13 de maio, antes da solenidade de posse dos novos membros, na Sala dos Conselhos, no campus Coração Eucarístico.

Leia mais

Marta Carneiro

O reitor, professor Dom Mol; a vice-reitora, professora Patrícia Bernardes; a vice-presidente da CPA, professora Andréia dos Santos; a presidente, professora Antônia Montenegro; e a ex-presidente da comissão, professora Silvia Contaldo
Encontro com Dom Cappio
Marta Carneiro

O reitor, professor Dom Mol, recebe em seu gabinete o bispo da Diocese de Barra (BA), Dom Luís Cappio

O bispo da Diocese de Barra (BA), Dom Luís Cappio, encontrou-se com o reitor, professor Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães, e membros da Administração Superior, no gabinete da Reitoria, no dia 5 de maio. Ele esteve na PUC Minas para participar da abertura do III Simpósio Internacional de Ciências da Religião, que teve como tema Consciência Planetária e Religião. Dom Cappio falou sobre meio ambiente e criticou o projeto de transposição do rio São Francisco, iniciado em 2007. O simpósio foi promovido pelo Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião.


Entre em contato: canalaberto@pucminas.br