PROEX - Pró Reitoria de Extensão

Apresentação

Há mais de 40 anos, professores, alunos e funcionários da PUC Minas realizam atividades de Extensão. As práticas extensionistas compõem, aliadas ao ensino e à pesquisa, o princípio da indissociabilidade que rege as universidades, ressaltado no Artigo 207, da Constituição Federal de 1988. A articulação dessas três áreas viabiliza a relação transformadora que liga a Universidade à sociedade.

O Projeto Pedagógico Institucional (PPI) da PUC Minas ressalta a Extensão Universitária como parte do fazer acadêmico, “um dos lugares de exercício da função social da universidade”. A Política de Extensão Universitária estabelece que as atividades busquem “a construção de um projeto societário, que permita, de forma efetiva, concretizar uma pauta de inclusão social, a formação cidadã e humanista, na perspectiva de desenvolvimento integral do ser humano”.

A institucionalização da Extensão, com a aprovação do PPI e da Política de Extensão Universitária, em 2006, prevê medidas importantes para a inserção de alunos e professores como sujeitos de um novo fazer na academia. A visão de trabalhos apenas ligados à realização de cursos e conferências ou com a finalidade assistencialista ganha novos contornos, a partir de reflexões e estudos sobre a realidade regional e nacional. Dessa forma, a extensão universitária representa a inserção no contexto socioeconômico, na política e na cultura do país. A ação educacional além-muros possibilita que mais pessoas aprendam o valor da igualdade, liberdade, autonomia, pluralidade, solidariedade e justiça, princípios adotados pela PUC Minas e refletidos nos seus projetos e programas extensionistas.

De acordo com o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), a Extensão é essencial para a construção e transferência do conhecimento produzido nas universidades, além de propiciar avaliações dos impactos das atividades científicas, técnicas e culturais para o desenvolvimento local, regional e nacional.

O Fórum de Extensão das Universidades e Instituições de Ensino Superior Comunitárias (Forext), do qual a PUC Minas é membro, entende a Extensão como “a possibilidade de multiplicar e disseminar a vida universitária na forma única de lidar e operar com o conhecimento científico”. Assim, os trabalhos desenvolvidos são a concretização do compromisso social que a Universidade tem na formação acadêmica e profissional dos estudantes, assegurando sua vocação técnico-científica e humanizadora.

Na PUC Minas, a gestão da extensão universitária é feita pela Pró-Reitoria de Extensão que conta com a atuação das Coordenações de Extensão das unidades e campi  (Arcos, Barreiro, Betim, Contagem, Guanhães, Poços de Caldas, São Gabriel e Serro), Coordenações de Extensão dos Institutos, Faculdades e dos Cursos de Graduação. A articulação se dá a partir dos núcleos temáticos da Proex: Direitos Humanos e Inclusão (NDHI), Investigação e Extensão da Criança, Adolescente e do Jovem (ICA), Meio Ambiente e Saúde (NUMAS), Políticas Sociais e Urbanas (NUPSU), Tecnologia e Inovação (NUTEI) e Trabalho (NUTRA).

Pró-reitor de Extensão: Prof. Wanderley Chieppe Felippe

 :: Volta :: 

Carregando Pesquisa...
Avenida Dom José Gaspar, 500 - Prédio 30 - Coração Eucarístico - Belo Horizonte/MG | (31) 3319-4220 | comunic.proex@pucminas.br
facebook