PROEX - Pró Reitoria de Extensão

Notícias

Inscrições abertas para o Encontro Mineiro de Mulheres com Deficiência

Estão abertas as inscrições para o Encontro Mineiro de Mulheres com Deficiência, que traz como tema Um Novo Olhar sobre Nós. O evento será nos dias 23 e 24 de março, de forma presencial e virtual. O encontro é idealizado por Rosana Bastos, funcionária do PUC Inclusiva e proprietária do espaço digital Inclusive Nós, que pretende lançar luz sobre questões relativas à mulher com deficiência e sua presença na sociedade. O encontro é voltado para mulheres com deficiência a partir dos 16 anos, mães de pessoas com deficiência, além de mulheres sem deficiência e profissionais interessados na temática.

As inscrições podem ser feitas pelo Sympla, pelo site ou Instagram (@inclusivenosoficial) do Inclusive Nós. A abertura do evento será às 15h do dia 24, com atividades até as 20h; e no dia 25 das 8h às 21h. Fazem parte da programação mesas-redondas, palestras, depoimentos, apresentações culturais, desfile de modas dirigido pelo estilista Renato Loureiro, espaços e momentos para network, coffee break, almoço e feirinha.

O evento, que acontece no Dayrell Hotel (Rua Espírito Santo, 901, Centro, Belo Horizonte), tem o objetivo de lançar luzes sobre o capacitismo - preconceito em relação às pessoas com deficiência -, tema relativamente novo entre as mulheres com deficiência, além de possibilitar o debate acerca da interseccionalidade entre deficiência e gênero. O evento também busca oferecer às mulheres participantes uma oportunidade de crescimento pessoal por meio do debate de questões importantes como leis e direitos, trabalho, empreendedorismo, autoestima, liderança, saúde, violência contra as mulheres, entre outros.

De acordo com Rosana Bastos, para além de uma simples ação de assistência social, o evento está em total consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), principalmente com de número 10, que trata da redução das desigualdades, na quase totalidade de suas metas, além de estar presente diretamente nos ODS 1, 5 e 8.

Aliado a esse propósito, o evento, ainda segundo Rosana, atende também as premissas da pauta ESG (sigla em inglês para Environmental, Social and Corporate Governance), uma vez que tem entre seus objetivos principais a promoção da equidade de um público que, só em Minas Gerais, atinge um percentual de 9,8% da população do Estado, segundo a pesquisa nacional de saúde.

A Pró-Reitoria de Extensão (Proex), por meio do PUC Inclusiva, apoia o evento.

Mais informações: Rosana Bastos (basrosana@gmail.com ou WhatsApp 31 99997-8542). 

14/03/2022

 :: Volta ::

Avenida Dom José Gaspar, 500 - Prédio 30 - Coração Eucarístico - Belo Horizonte/MG | (31) 3319-4220 | comunic.proex@pucminas.br
facebook YouTube