PROEX - Pró Reitoria de Extensão

Notícias

Projeto publica e-book sobre morador de Brumadinho

O projeto de extensão Oficinas Psicossociais – fortalecendo vínculos familiares e comunitários em Brumadinho, que integra o programa PUC Minas e Brumadinho – Unindo Forças, acaba de publicar o e-book Olhar o Passado, para Viver o Presente. Organizado pela professora Lucimar Magalhães de Albuquerque (coordenadora) e pela aluna do Curso de Psicologia da Unidade São Gabriel Vanessa Barbosa Guimarães, o livro apresenta relatos da vida de Antônio Alves da Silva, conhecido como Seu Cambão, morador da comunidade quilombola de Marinhos, que sofreu fortemente os impactos do rompimento da barragem em Brumadinho, em janeiro de 2019.

“Sua história, Cambão, não é liga de cangas do pescoço dos bois ao peso do carro. É a força da união popular que germina a liberdade. É o elo mais forte de um povo que busca ‘novos céus e nova terra’”, afirma no prefácio Dom Vicente de Paula Ferreira, bispo Auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte e referencial da Região Episcopal Nossa Senhora do Rosário, cuja sede está em Brumadinho. “Foi um processo de base psicossocial, ao contar do modo que caminha junto à sociedade, aos grupos de que faz parte, bem nesta ordem, ou seja, de como vive e produz um trabalho com as palavras, valores, memórias e emoções”, afirmam as organizadoras no editorial.

17/12/2021

 :: Volta ::

Avenida Dom José Gaspar, 500 - Prédio 30 - Coração Eucarístico - Belo Horizonte/MG | (31) 3319-4220 | comunic.proex@pucminas.br
facebook YouTube