PROEX - Pró Reitoria de Extensão

Notícias

PUC Minas no lançamento da 18ª edição do PJ Minas

“As questões da biodiversidade, do desenvolvimento econômico com sustentabilidade e dos recursos hídricos e saneamento básico estão na pauta de trabalhos. Trata-se, sem dúvida, de questões muito atuais e que desafiam professores, estudantes, trabalhadores, empresários, órgãos de governo, membros das casas legislativas e das instâncias judiciárias, enfim, toda a sociedade”, afirmou o pró-reitor de Extensão, professor Wanderley Chieppe Felippe, no último dia 7 de maio, durante o lançamento da 18ª edição do Parlamento Jovem de Minas (PJ Minas). O projeto de educação para a cidadania é realizado pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), em parceria com a PUC Minas e 123 câmaras municipais que integram o PJ Minas.

O tema para debate em 2021 continua sendo Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, em função das restrições impostas pela pandemia do coronavírus em 2020 e pela complexidade e importância do assunto. “A temática é desafiadora e, não por acaso, tem se tornado também tema de fóruns mundiais e base para estabelecimento dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU”, disse o pró-reitor de Extensão. “Não é possível ignorar ou compactuar com a destruição do meio ambiente ou, pior ainda, pensar que não precisamos dele para viver, fechando os olhos para a derrubada ou incêndio de nossas matas, a desertificação de terras antes férteis, o tráfico de animais, o extrativismo dos recursos naturais sem limites, o encaixotamento dos nossos rios e córregos urbanos, o uso indiscriminado de pesticidas na produção de alimentos, o lançamento de esgotos sem tratamento em nossos rios e lagoas, o despejo de lixo urbano nas águas pluviais e marítimas. Nossa lista certamente é muito maior, diante da multiplicidade de ações que atentam contra a biodiversidade e a sustentabilidade do meio ambiente. Mas é preciso assinalar, de modo especial, que não podemos tolerar uma economia que não valoriza e não acolhe o trabalhador, portanto, uma economia que produz desemprego ou falta de alternativas de geração de trabalho e renda e consequente aumento da fome. Essa não é, em definitivo, uma economia sustentável”, concluiu.

Foram convidados para participar da cerimônia deputados estaduais, representantes da PUC Minas, da Diretoria-Geral Adjunta e da Escola do Legislativo da ALMG, além de presidentes das 17 câmaras municipais mineiras localizadas nas cidades definidas como polos regionais do PJ Minas deste ano.

A edição de 2021 acontece de modo híbrido, com atividades remotas e presenciais, de acordo com a realidade de cada cidade, observando todas as orientações sanitárias vigentes.

07/05/2021

 :: Volta ::

Avenida Dom José Gaspar, 500 - Prédio 30 - Coração Eucarístico - Belo Horizonte/MG | (31) 3319-4220 | comunic.proex@pucminas.br
facebook YouTube