PROEX - Pró Reitoria de Extensão

Notícias

Extensão nos 50 anos da FCA

Como parte das comemorações dos 50 anos da Faculdade de Comunicação e Artes (FCA), a PUC Minas retoma a realização do seminário 50 Anos de Extensão na FCA - reinventando sentidos e lugares, trazendo os projetos e ações dos cursos da FCA, além de experiências desenvolvidas por outras instituições de ensino que possam inspirar novos fazeres. Aberto ao público, o evento está previsto para o dia 12 de maio, das 9h às 12h, pela plataforma Microsoft Teams.

O professor Carlos Rodrigues Brandão, professor da Unicamp (Universidade Federal de Campinas) e do Instituto Paulo Freire, discutirá na palestra de abertura as interrelacões entre extensão e comunicação. O seminário contará ainda com apresentações culturais, depoimentos de monitores e outros debates de temas caros à sociedade contemporânea.

O professor Mozahir Salomão Bruck, diretor da FCA e secretário de Comunicação da PUC Minas, disse que o evento será uma oportunidade para a Faculdade avaliar sua atuação na área e identificar novas possibilidades de ação, além de experimentar novos caminhos. “Para tanto, vamos buscar agendar e ampliar a discussão sobre como podemos, professores e alunos, de modo mais claro e objetivo, perceber as possibilidades de desenvolvimento de projetos e programas de extensão, que queremos cada vez mais visível e articulada às dimensões do ensino e da pesquisa”, observou.

Sobre a importância dos projetos de extensão, ele pontua: “É preciso destacar que a Faculdade de Comunicação e Artes neste momento está, sob a coordenação da professora Sandra Freitas, em sintonia com os coordenadores de curso e o Departamento, definindo diretrizes e estratégias de ação para o fomento de práticas de extensão na FCA. A vocação para a extensão está na origem de nossa Faculdade. Temos acumulada uma importante e longa experiência que nos permite hoje buscar novos enquadramentos e angulações de nossa atuação extensionista”.

De acordo com o professor Ércio Sena, que participa de projetos de extensão a partir do grupo de pesquisa Mídia e Narrativa, essas atividades são fundamentais por conectarem o fazer do ensino e da pesquisa com as demandas da sociedade. “É uma maneira de pensarmos o mundo, discutirmos as relações que existem neste universo. A extensão é um lugar que nos permite fazer tudo isso no âmbito da universidade”, disse.

07/04/2021

 :: Volta ::

Avenida Dom José Gaspar, 500 - Prédio 30 - Coração Eucarístico - Belo Horizonte/MG | (31) 3319-4220 | comunic.proex@pucminas.br
facebook YouTube