PROEX - Pró Reitoria de Extensão

Notícias

Novas tecnologias auxiliam projeto na Apac

Em tempos de pandemia do coronavírus e distanciamento social, o projeto de extensão Pelas Letras tem encontrado “grandes desafios” e contado com as novas tecnologias para dar continuidade às suas ações. O projeto desenvolve, a partir da articulação entre atividades acadêmicas e extensionistas do Departamento de Letras, práticas de leitura e escrita para pessoas em privação de liberdade e que cumprem pena na Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac), em Santa Luzia. As atividades visam contribuir para a construção da cidadania e reinserção dos recuperandos da Apac na sociedade.

“Além da correção de textos produzidos pelos recuperandos - escrita e reescrita-, há a digitalização das resenhas a serem enviadas aos seus autores, produção de material didático, gravação de videoaulas e de podcasts tematizando, em todos os aspectos, o gênero textual resenha. Prevê-se, ainda, o acompanhamento das leituras, a partir de um diálogo crítico-colaborativo entre os recuperandos e a equipe do projeto, virtualmente”, explica a professora e coordenadora Maria Flor de Maio Barbosa Benfica.

O projeto responde à Portaria 276 de 20 de Junho de 2012, do Departamento Penitenciário Nacional, a qual busca “instituir, no âmbito das Penitenciárias Federais, o Projeto ‘Remição pela Leitura’, em atendimento ao disposto na Lei de Execuções Penais, no que tange à Assistência Educacional aos presos custodiados nas respectivas Penitenciárias Federais”. A portaria prevê a leitura de obras literárias, clássicas, científicas ou filosóficas, entre outras, e apresentação, ao final de um determinado período, de uma resenha a respeito da obra lida.

 

01/06/2020

 :: Volta ::

Avenida Dom José Gaspar, 500 - Prédio 30 - Coração Eucarístico - Belo Horizonte/MG | (31) 3319-4220 | comunic.proex@pucminas.br
facebook YouTube