PROEX - Pró Reitoria de Extensão

Notícias

Projeto com idosos cria grupo de whatsapp para desenvolver atividades

A partir do novo contexto de isolamento social devido à pandemia do novo coronavírus, o projeto de extensão PUC Mais Idade, do Curso de Engenharia de Computação da PUC Minas São Gabriel, realizado com pessoas acima de 55 anos, adaptou suas atividades para o formato online. A equipe criou um grupo no WhatsApp – PUC Mais Idade - Juntos! –, que conta com 19 idosos, duas professoras e quatro extensionistas. Por ele, a equipe do projeto compartilha a atividade do dia com os integrantes do grupo.

As propostas enviadas pela equipe de professoras e extensionistas demandam aprendizado no uso do celular e, ao mesmo tempo, estão relacionadas aos pilares do projeto: processos cognitivos, movimento corporal e sociedade/cultura/política. “Os extensionistas postam a atividade do dia com as orientações e os idosos respondem com o que foi solicitado. A partir das postagens dos idosos, os extensionistas interagem com eles, dando retorno sobre a atividade realizada pelo idoso. Leio todos os posts ao final do dia, gravo um vídeo comentando sobre as interações realizadas nas atividades e envio para o grupo”, explica a coordenadora do projeto na Unidade São Gabriel, professora Simone Nogueira. E toda a equipe está se dedicando para viabilizar o projeto. “Nossa criatividade está sendo posta à prova, pois queremos ensinar coisas que terão utilidade pra eles e proporcionar um ambiente descontraído e social também”, explica Jéssica Pessoa Lanza, aluna do quarto período de Publicidade e Propaganda da PUC Minas São Gabriel, extensionista no projeto.

A coordenadora, professora Simone, explica que a equipe ficou preocupada se os idosos participariam das atividades nesse novo formato, mas eles também estão se adaptando a essa nova realidade. O número de interações aumenta a cada atividade proposta. “Estou surpresa com a quantidade de elogios e de participantes. A gente apresenta e os idosos abraçam a proposta. Isso é incrível!”, comemora Jéssica. “Não tive problema em me adaptar ao novo formato, porém sinto falta do aconchego da sala de aula”, conta dona Claudete, participante do projeto e aposentada pela antiga Telemig, que funcionava onde hoje é a PUC Minas São Gabriel. Ela tem gostado de todas as atividades, mas ressalta um detalhe: a paciência e o carinho dos extensionistas e das professoras com os participantes. Além disso, como dona Claudete já frequentou as instalações da Unidade quando trabalhava na Telemig, ela conta que voltar a frequentar o espaço foi muito bom, agora para aprender novas coisas. “Com o avanço da tecnologia me vi perdida no tempo. Preciso recuperar”, explica.

Jéssica acredita que o projeto contribuiu para instruir os idosos sobre assuntos relacionados à Covid-19, evitando a desinformação e alertando-os sobre as fake news. “Instruir os idosos sobre isso foi uma das primeiras atividades que propomos, cuidando sempre do compartilhamento de fake news. Mesmo porque o projeto presencial já era super importante nesse trabalho de inclusão e independência digital”, conta. “A avaliação dos idosos têm sido excelente. Na verdade, emocionante, pois eles têm demonstrado, através de mensagens de texto, áudio e vídeos, a alegria pela existência do projeto, a animação com as atividades realizadas e o agradecimento pelos aprendizados”, comemora a professora Simone. Dona Claudete está feliz em participar do PUC Mais Idade. “Agradeço aos extensionistas e às professoras por mais um projeto voltado para nossa classe. Projeto esse feito com muito carinho e dedicação”, comemora.

29/05/2020

 :: Volta ::

Avenida Dom José Gaspar, 500 - Prédio 30 - Coração Eucarístico - Belo Horizonte/MG | (31) 3319-4220 | comunic.proex@pucminas.br
facebook YouTube