PROEX - Pró Reitoria de Extensão

Notícias

Projeto do São Gabriel, de construção civil, oferece atividades por redes sociais

A pandemia do coronavírus trouxe a necessidade de muitas adaptações das atividades que antes eram desenvolvidas presencialmente. E isso não foi diferente para a equipe do projeto de extensão Canteiro Escola: Formação de Competências para a Construção Civil, do Curso de Engenharia Civil da PUC Minas São Gabriel. Para viabilizar a continuidade da parte teórica do projeto, professores e alunos adaptaram o conteúdo para as redes sociais Facebook e Instagram (@canteiroescola2020).

“Nossos alunos extensionistas produzem materiais referentes a boas práticas de construção, para postagem a cada dois dias, alterando os temas abordados”, explica Paulo Henrique Maciel, coordenador do projeto, que também conta com o apoio da professora Viviane Reis, do Departamento de Engenharia Elétrica da PUC Minas. Os temas variam, como conceitos de alvenaria, cores dos capacetes de segurança, conceitos matemáticos, equipamentos comuns em obras, entre outros. “Preparar os posts sobre alguma curiosidade ou alguma prática na construção civil está sendo uma forma de conhecimento para nós, extensionistas, também”, explica Allexia Araújo, do 8º período do curso de Engenharia Civil da PUC Minas São Gabriel.

De acordo com o professor Paulo, os beneficiários inscritos na edição deste ano e os ex-alunos que participaram do projeto foram convidados a seguirem as páginas, mas qualquer pessoa interessada pode acompanhar as dicas e orientações produzidas pelos extensionistas. Allexia conta que ainda mantem contato com ex-alunos do projeto e que eles continuam acompanhando as ações pelas redes sociais . “O Whats App também é uma forma que eles utilizam para tirarem suas dúvidas com a gente, quando precisam”, explica.

Para o professor Paulo Henrique, a adaptação das ações a esse novo cenário traz um sentimento de alegria em poder se adequar à realidade e exercer a função da extensão universitária. “Estamos, dessa forma, zelando pela principal razão de desenvolvimento de ações extensionistas que é a partilha de conhecimento com a sociedade”, comemora.

Allexia acredita que essa adaptação trará bons resultados para o projeto. “Sinto que essa interação nas redes sociais nos dias de hoje é cada vez mais necessária e que também pode trazer bons frutos ao projeto. Essa iniciativa, que foi tomada pelos tempos que estamos vivendo, será boa para o projeto em longo prazo e nos ajudou a enxergar o projeto além dos muros da Universidade”, conta Allexia.

O projeto de extensão Canteiro Escola: Formação de Competências para a Construção Civil é realizado desde 2017. Seu objetivo principal é possibilitar, por meio de oficinas de leitura de Projetos e de Fundamentos da Construção Civil, aliadas a práticas de Canteiro de Obras dirigidas aos participantes, a formação ampla e humanista do estudante de Engenharia Civil. O projeto, fomentado pela Pró-Reitoria de Extensão da PUC Minas, é vinculado ao Curso de Engenharia Civil da Unidade São Gabriel.

Outras informações sobre o projeto, acesse as redes sociais Facebook e Instagram (@canteiroescola2020).

21/05/2020

 :: Volta ::

Avenida Dom José Gaspar, 500 - Prédio 30 - Coração Eucarístico - Belo Horizonte/MG | (31) 3319-4220 | comunic.proex@pucminas.br
facebook YouTube