PROEX - Pró Reitoria de Extensão

Notícias

Lançado quarto relatório de comunidades quilombolas

Professor Wanderley Chieppe Felippe durante a mesa de aberturaProfessor Wanderley Chieppe Felippe durante a mesa de abertura


“É papel da Universidade se colocar do lado das parcelas mais vulneráveis da população”, afirmou o pró-reitor de Extensão da PUC Minas, professor Wanderley Chieppe Felippe, durante a entrega do Relatório Antropológico das Comunidades Quilombolas de Santa Cruz: caracterização histórica, econômica, ambiental e sociocultural, que aconteceu na última quinta-feira (21), no Campus Coração Eucarístico.

O professor Wanderley evidenciou a importância dos projetos de extensão e do relatório para a Universidade, chamando a atenção para o longo período de trabalho que resultou na conclusão do documento. “Esses são projetos muito significativos para nós, da PUC Minas. Sabemos que são poucas universidades no país que aceitam esse desafio. Esse é o quarto relatório antropológico [de um total de seis], um relatório extremamente trabalhoso, que gasta tempo, mas ao mesmo tempo, permite tanto quem chega de fora quanto às próprias comunidades uma apropriação da sua história, sua cultura, seu território, das suas tradições, das suas lutas e pra gente isso é o mais precioso.”

O pró-reitor de extensão também esclareceu que a entrega desse relatório é só o início do processo para a regulamentação das comunidades. “Isso aqui talvez ainda não é uma vitória tão grande, mas é uma vitória, o término desse relatório e o caminho que se inicia junto ao Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária).”

Após a mesa de abertura, houve a apresentação do Relatório Antropológico e a entrega oficial do documento. O relatório foi concluído em junho deste ano e o trabalho foi feito por meio de técnicas participativas, que, conforme o Incra, assegura às comunidades a participação em todas as fases de elaboração. O documento foi aprovado pelo órgão em agosto.

Na ocasião, estavam presentes representantes da comunidade de Santa Cruz, os coordenadores dos projetos de extensão Lições da Terra e A Luta pelo Reconhecimento dos Direitos Fundamentais das Comunidades Remanescentes de Quilombo, membros do curso de Ciências Sociais, participantes dos projetos e demais interessados.

Foto: Jéssica Tonelli

22/11/2019

 :: Volta ::

Avenida Dom José Gaspar, 500 - Prédio 30 - Coração Eucarístico - Belo Horizonte/MG | (31) 3319-4220 | comunic.proex@pucminas.br
facebook YouTube