PROEX - Pró Reitoria de Extensão

Notícias

Curricularização da Extensão Universitária é tema de simpósio

O professor Wanderley Chieppe, pró-reitor de Extensão, ressaltou a importância da extensão para a formação do alunoO professor Wanderley Chieppe, pró-reitor de Extensão, ressaltou a importância da extensão para a formação do aluno


"Podemos atestar com segurança que a Extensão traz grandes ganhos para a formação dos estudantes e avança, até mesmo, no nível da formação pessoal. Na medida em que o estudante começa a fazer a conexão do seu exercício profissional, colocando o conhecimento a serviço da sociedade, e percebe que é possível ter uma posição cidadã na Universidade, é natural que isto afete também a pessoa que se envolve com esta prática", afirmou o professor Wanderley Chieppe Felippe, pró-reitor de Extensão da PUC Minas, durante a mesa de abertura do Simpósio de Curricularização da Extensão Universitária, que aconteceu nessa segunda (18), no prédio 43 do Campus Coração Eucarístico.

Participam gestores da educação superior, professores e demais interessados na temática. As atividades do simpósio têm como objetivo a troca de experiências, a reflexão e o diálogo a respeito da extensão universitária com base no Plano Nacional de Educação (PNE), cuja meta 12.7 prevê, "no mínimo, 10% do total de créditos curriculares exigidos para a graduação em programas e projetos de extensão universitária, orientando sua ação, prioritariamente, para áreas de grande pertinência social".

O professor Wanderley descreveu o processo de regulamentação pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex) das práticas curriculares de Extensão. "Antes da implantação destas práticas curriculares, tínhamos quase 50 mil estudantes na Graduação e uma participação de cerca de apenas 5% dos estudantes na Extensão. A curricularização veio proporcionar a oportunidade de participação a todos os estudantes da graduação", explicou Wanderley.

Já a professora Magda Maria Diniz Tezi, assessora da Pró-Reitoria de Graduação, descreveu o trabalho realizado em parceria com a Proex com a regularização das atividades de extensão que já vinham sendo produzidas dentro dos cursos, mas que não tinham registro. "Este simpósio representa um marco de maturidade do trabalho desenvolvido conjuntamente pelas pró-reitorias. Foi neste movimento, de mãos dadas com a Extensão, que a Pró-reitoria de Graduação apoiou o registro das práticas extensionistas e a alteração das normas acadêmicas para melhor explicitar as práticas enquanto componentes curriculares", frisou a professora Magda. "Além disso, ainda era necessário acompanhar e avaliar estas práticas. Com todo este movimento, as práticas de Extensão adquiriram visibilidade dentro da Universidade. Hoje os professores procuram a Proex para pedir a inclusão formal das suas práticas extensionistas", finalizou.

Após a mesa de abertura, houve palestra do professor Gilberto Gonçalves Garcia, doutor em Filosofia e conselheiro da Câmara de Educação do Conselho Nacional de Educação (CNE) desde 2010. Ele falou sobre o projeto de resolução que estabelece as diretrizes para a extensão na educação superior brasileira e regimenta o disposto na meta 12.7. No turno da manhã, também está programada palestra sobre as contribuições da extensão universitária nos processos de ensino-aprendizagem proferida pelo professor Luíz Síveres, pós-doutor em Educação e Psicologia.

Na parte da tarde as atividades começam às 13h30, com a palestra das professoras Lucimar Magalhães de Albuquerque e Márcia Colamarco Ferreira Resende, sobre a experiência de curricularização da extensão na PUC Minas. Em seguida, será realizada a oficina Café com Ideias, que visa gerar e fomentar diálogos construtivos e colaborativos entre os participantes.

Mais informações: (31) 3319-4374 / proexpraticas@pucminas.br.

19/11/2019

 :: Volta ::

Avenida Dom José Gaspar, 500 - Prédio 30 - Coração Eucarístico - Belo Horizonte/MG | (31) 3319-4220 | comunic.proex@pucminas.br
facebook YouTube