PROEX - Pró Reitoria de Extensão

Notícias

Relatório Antropológico de comunidades quilombola

Nesta quinta-feira, 21 de novembro, às 17h, será realizada a entrega do Relatório Antropológico das Comunidades Quilombolas de Santa Cruz: caracterização histórica, econômica, ambiental e sociocultural, na sala multimeios do prédio 47, Campus Coração Eucarístico da PUC Minas. O documento foi elaborado pelos projetos de extensão Lições da Terra e A Luta pelo Reconhecimento dos Direitos Fundamentais das Comunidades Remanescentes de Quilombos.

O relatório, que foi concluído em junho deste ano, aborda a caracterização histórica, econômica, ambiental e sociocultural das comunidades quilombolas de Santa Cruz, região do Serro. O trabalho tem sido feito por meio de técnicas participativas, que, conforme o Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), assegura às comunidades a participação em todas as fases de elaboração. Aprovado pelo Incra em agosto, este é o quarto de seis relatórios que estão sendo elaborados.

A apresentação do documento por pesquisadores da PUC Minas é uma das peças que compõem o Relatório Técnico de Identificação e Delimitação (RTID), necessário à regularização fundiária de áreas pertencentes a quilombos.

O projeto de extensão Lições da Terra busca através de um trabalho interdisciplinar de campo a elaboração de relatórios antropológicos, visando à regularização de áreas remanescentes de quilombos em três regiões do Estado. Já o projeto A Luta pelo Reconhecimento dos Direitos Fundamentais das Comunidades Remanescentes de Quilombos visa contribuir na defesa jurídica dos direitos étnicos e territoriais das comunidades quilombolas.

19/11/2019

 :: Volta ::

Avenida Dom José Gaspar, 500 - Prédio 30 - Coração Eucarístico - Belo Horizonte/MG | (31) 3319-4220 | comunic.proex@pucminas.br
facebook YouTube