PROEX - Pró Reitoria de Extensão

Notícias

Sustentabilidade na PUC Minas é tema de fórum

O professor Wanderley Chieppe destacou as medidas adotadas pela Pró-Reitoria de Extensão para a sustentabilidadeO professor Wanderley Chieppe destacou as medidas adotadas pela Pró-Reitoria de Extensão para a sustentabilidade

"Este mundo precisa de pessoas que entendam que todas as suas ações têm alguma consequência, alguma repercussão." Esse foi o recado dado pelo pró-reitor de Extensão, professor Wanderley Chieppe Felippe, durante a abertura do I Fórum de Sustentabilidade, que teve como tema A Sustentabilidade nas Instituições: a experiência da PUC Minas. O evento foi realizado na tarde dessa terça-feira, 13 de novembro, no anexo do Teatro João Paulo II. Em sua fala, ele chamou a atenção para problemas de diferentes dimensões que afetam a sustentabilidade, como o recente derramamento de óleo nos oceanos e as recorrentes queimadas. "Até hoje vejo pessoas jogando lixo pela janela dos carros, ponta de cigarro", disse.

Além do professor Wanderley, estiveram presentes compondo a mesa de abertura a professora Kátia Tomagnini Passáglio, representante do diretor do Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (IBCS), professor Raul de Barros Neto; o pró-reitor de Logística e de Infraestrutura (Proinfra), professor Rômulo Albertini Rigueira; o pró-reitor da PUC Betim, professor Eugênio Batista Leite; a funcionária Nara Bosco, representante da Proinfra na Comissão de Sustentabilidade da PUC Minas; e o professor André Rocha Franco, representante do projeto de extensão Universidade Sustentável, do Curso de Ciências Biológicas.

O objetivo do evento, segundo a professora Virgínia Simão Abuhid, coordenadora do Universidade Sustentável, foi potencializar as discussões sobre a questão da sustentabilidade no âmbito acadêmico. "Muitos passos importantes com relação à sustentabilidade já foram dados na Universidade", disse, após o pronunciamento do professor Wanderley. A PUC Minas conta com uma Comissão de Sustentabilidade, composta por professores e funcionários de diversos setores, e está elaborando este ano seu Relatório de Sustentabilidade.

No sentido de contribuir para uma universidade sustentável, o professor Wanderley destacou as medidas adotadas pela Pró-Reitoria de Extensão, como a abolição do uso do copo plástico descartável e a adoção de canecas, maior controle nos gastos com energia elétrica, água e telefonia, além da redução no número de impressões. "Nós tínhamos 20 impressoras na Pró-Reitoria de Extensão, temos duas agora. Então reduzimos drasticamente", afirmou. Apesar dos avanços, de acordo com ele, muito ainda pode ser feito.

O professor Wanderley também aproveitou a ocasião para elogiar a atuação extensionista do Curso de Ciências Biológicas, que lida com vários aspectos da saúde humana, saúde animal e meio ambiente. "Acompanho o Curso de Ciências Biológicas já de longa data e é um dos cursos com mais projetos de extensão na Universidade, posso afirmar isso sem sombra de dúvida. É um curso que se preocupa não somente com uma formação acadêmica, mas com uma formação prática e uma formação para que o profissional possa fazer a diferença na sociedade", afirmou.

Após a mesa de abertura, foi realizada palestra com o professor Eugênio Batista Leite, que falou sobre a temática da universidade sustentável, tendo como base a experiência da PUC Minas Betim; com o professor Rômulo Albertini Rigueira, que abordou como essas ações têm sido desenvolvidas no âmbito da Universidade; com a funcionária Nara Bosco, que adiantou dados sobre o Relatório de Sustentabilidade; e com o professor André Rocha Franco, que apresentou o case do projeto Universidade Sustentável.

O I Fórum de Sustentabilidade da PUC Minas foi uma realização do Núcleo de Meio Ambiente e Saúde (Numas), da Pró-Reitoria de Extensão, e do projeto Universidade Sustentável, com o apoio do Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS), da Pró-Reitoria de Logística e de Infraestrutura (Proinfra), da Liga Acadêmica de Meio Ambiente e Ecologia (MAE) e da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Gerência de Promoção à Saúde.

14/11/2019

 :: Volta ::

Avenida Dom José Gaspar, 500 - Prédio 30 - Coração Eucarístico - Belo Horizonte/MG | (31) 3319-4220 | comunic.proex@pucminas.br
facebook YouTube