PROEX - Pró Reitoria de Extensão

Notícias

Encontro sobre refugiados e migrantes


O evento Terra em Trânsito - Encontro Sobre Refugiados e Migrantes em Belo Horizonte acontecerá a partir desta quarta-feira (6), até o dia 13 de novembro, no Campus Coração Eucarístico. A iniciativa é dos alunos de Relações Públicas, da Faculdade de Comunicação e Artes (FCA).

No dia 6, o evento acontecerá no prédio 43 e contará com painel, roda de conversa, feira de artesanato e gastronomia, exibição de vídeos e exposição de fotos. O painel Refugiados e Migrantes: Ação em Rede, contará com a exposição de professores, ex-alunos e migrantes e acontecerá das 19h às 20h40, no auditório 3 do prédio 43. A Roda de conversa Refugiados e Migrantes em BH: experiências e desafios, ocorrerá logo em seguida, das 21h às 22h, na sala multiuso do prédio 43, e contará com professores e convidados para debater o tema. No mesmo horário, serão exibidos vídeos e documentário sobre o assunto, no auditório 3 do mesmo prédio.

A atividade é obrigatória para alunos matriculados na disciplina Seminários, do Curso de Relações Públicas. As inscrições para a roda de conversa e exibição de vídeos estão abertas pelo Sistema de Gestão Acadêmica (SGA).

Foi planejada, também, uma ação social para arrecadação de alimentos não perecíveis para ações de apoio a refugiados e livros de literatura brasileira e gramática para o projeto de extensão LER, do Curso de Letras. As doações serão recolhidas até 13 de novembro, no prédio 13. Músicas de países como Síria, Venezuela, Haiti e Peru serão tocadas nos corredores do prédio nos intervalos entre as aulas.

A atividade teve origem na disciplina Comunicação e Conjuntura Internacional, do 7º período. A natureza interdisciplinar do evento envolveu a participação direta dos alunos do 5º período, na disciplina Produção e Organização de Eventos. A parceria buscou na Universidade e fora dela pessoas que vivem essa questão de forma sistemática. Conta também com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), da Pastoral Universitária, do Núcleo de Experimentação Publicitária (NEP) e do Centro de Comunicação Integrada (CCI).

Refugiados no mundo

Existem mais de 25 milhões de refugiados no mundo, e o Brasil conta com cerca de 11 mil dessas pessoas. De acordo com os organizadores, “é de extrema importância pensar no acolhimento e bem-estar desses imigrantes e refugiados, sendo uma parcela marginalizada da população e muitos deles em situações de vulnerabilidade”.

Mais informações com as professoras Adelina de La Fuente (31-98010-7050) e Júnia Miranda (31-99964-1510).

30/10/2019

 :: Volta ::

Avenida Dom José Gaspar, 500 - Prédio 30 - Coração Eucarístico - Belo Horizonte/MG | (31) 3319-4220 | comunic.proex@pucminas.br
facebook YouTube