PROEX - Pró Reitoria de Extensão

Notícias

Certificação de tecnologia social

Vala de infiltração com uso de resíduos da construção civilVala de infiltração com uso de resíduos da construção civil


A PUC Minas foi agraciada com o selo de certificação de tecnologia social pela implementação de um dispositivo de urbanização sustentável, denominado Vala de infiltração com uso de RSCC (Resíduos Sólidos da Construção Civil), conferido pela Fundação Banco do Brasil. A iniciativa é do Escritório de Integração, centro de extensão vinculado à pesquisa e ao ensino do Curso de Arquitetura e Urbanismo, que agora integra o Banco de Tecnologias Sociais.

A tecnologia social certificada é fruto de um trabalho de mais de 10 anos, focado no desenvolvimento tecnológico colaborativo com as comunidades atendidas pelas ações de assessoria técnica direta do Escritório de Integração. Baseada nos princípios de pesquisa e extensão do projeto político-pedagógico do curso, aborda a reabilitação ambiental e urbana, em especial a gestão das águas urbanas e a difusão de medidas compensatórias de drenagem.

Atualmente, na assessoria, desenvolve-se o aprimoramento tecnológico dessas soluções, com a sistematização de procedimentos de pré-dimensionamento dos dispositivos, a partir das características geológicas e pedológicas do solo, em parceria com o Programa de Pós Graduação em Geografia – Tratamento da Informação Espacial.

30/08/2019

 :: Volta ::

Avenida Dom José Gaspar, 500 - Prédio 30 - Coração Eucarístico - Belo Horizonte/MG | (31) 3319-4220 | comunic.proex@pucminas.br
facebook YouTube