PROEX - Pró Reitoria de Extensão

Notícias

Desenvolvimento de Brumadinho em pauta

Entidades como o Insea (Instituto Nenuca de Desenvolvimento Sustentável) e a UFMG iniciaram conversações com a PUC Minas visando à realização de ações conjuntas em prol de Brumadinho. A partir dessas articulações, que contam também com a participação de outras entidades do terceiro setor, estão sendo organizadas agendas, cujas pautas estão relacionadas com a tragédia ocorrida no município, em janeiro deste ano, quando houve o rompimento da barragem da mina Córrego do Feijão.

Além de atividades na UFMG, nos dias 26 e 27 de agosto de 2019, a PUC Minas sediará, no Campus Coração Eucarístico, no dia 29 de agosto, a oficina Intervenções para o Desenvolvimento em Brumadinho: diálogos para colaboração, aprimoramento e coordenação de projetos, com a presença do professor de Ergonomia da Universidade Paris I, Sandro De Gasparo. A atividade, aberta somente para professores e alunos vinculados ao Programa PUC Minas e Brumadinho – Unindo Forças será na sala multimeios do Iceg (Instituto de Ciências Econômicas e Gerenciais), prédio 14, das 14h às 17h.

Na ocasião, o professor Sandro de Gasparo compartilhará sua experiência de intervenção no território de Nord-Pas-de-Calais, na França, tendo por foco a economia pós-mineração, e os processos afins ao acompanhamento de empreendimentos usando a abordagem da Economia da Funcionalidade e da Cooperação (EFC). As equipes de projetos de extensão da PUC Minas em Brumadinho, a partir do diálogo de suas vivências iniciais em campo, poderão, numa perspectiva de aprendizagem conjunta, aprimorar as ações e estratégias para o desenvolvimento local. Não é necessário fazer inscrição prévia para a atividade do dia 29. Além da oficina, o Professor Sandro de Gasparo fará, neste mesmo dia, uma palestra na Câmara de Vereadores de Brumadinho, das 19h às 21h, com o tema Desenvolvimento Territorial de Brumadinho: o papel da economia da funcionalidade e da cooperação na busca de alternativas à mineração.

O professor integra a equipe do Laboratoire d’Intervention et de Recherche (Atemis), que desenvolve a EFC, que tem como ponto de partida a reconversão econômica da região francesa do Nord-Pas-de-Calais, após o fim da mineração de carvão, atividade da qual a região era dependente.

Mais informações: (31) 3319-4086.

Visita de alunos à região do Córrego do FeijãoVisita de alunos à região do Córrego do Feijão

26/08/2019

 :: Volta ::

Avenida Dom José Gaspar, 500 - Prédio 30 - Coração Eucarístico - Belo Horizonte/MG | (31) 3319-4220 | comunic.proex@pucminas.br
facebook YouTube