PROEX - Pró Reitoria de Extensão

Notícias

Seminário e Mostra de Extensão 2019


O Seminário e Mostra de Extensão 2019 será realizado nos dias 22 e 23 de maio, no Campus Coração Eucarístico, com o tema Políticas Públicas e Cidadania. Em breve, estarão abertas as inscrições.

A mesa solene será realizada às 10h, no Teatro João Paulo II, seguida da palestra de abertura, às 10h30, com as expositoras Maria Aparecida Rodrigues de Miranda e Carla Bronzo, que abordarão o tema Nenhum Direito a Menos, dentro de suas respetivas áreas de conhecimento. Miranda é geógrafa, pós-graduada em Administração Pública pela PUC Minas, educadora popular e ativista nos temas políticas públicas, segurança alimentar e nutricional, direitos humanos e movimentos sociais. Bronzo é mestre e doutora em sociologia pela UFMG, com tese sobre pobreza e políticas de proteção Social. É pesquisadora e professora da Fundação João Pinheiro. Desenvolve pesquisas no campo das políticas para infância e juventude e no campo das políticas de proteção social, principalmente relacionadas com o tema da pobreza, vulnerabilidade e proteção social não contributiva.

Antes da abertura, haverá apresentação cultural com o Slam Clube de Poesia, que trará para a PUC Minas seus poemas autorais. A manifestação artística tem como objetivo estimular a expressão por meio das palavras e atuação performática dos chamados slammers (poetas). Durante o evento, o Slam fará uma junção de política com poética dando voz a questões sociais diversas.

Diversas outras atrações culturais também estão programadas, entre elas o Museu Sensorial – A Melodia da Cidadania Morta, no anexo do prédio 30. O Museu Sensorial busca resgatar as sensações de vulnerabilidade, conflitos cotidianos morais e físicos, abordando os sentidos e resgatando memórias. O projeto inclui sensações de olfato, desenvolvidos através de aromas no espaço físico; visual, exposto através de vídeos de violências nas comunidades; e tato, por meio de tapetes expostos durante o decorrer da locomoção do público. A idealizadora é a estudante Lorena Resende, do 4º período do curso de Ciências Sociais da PUC Minas.    

A Mostra de Extensão e o Seminário de Extensão, antes realizados separadamente, a partir deste ano ocorrerão em evento único no primeiro semestre. O objetivo da mudança é favorecer uma troca mais intensa de experiências e conhecimentos entre os participantes dos dois eventos.

A organização do Seminário e Mostra de Extensão está a cargo da Assessoria Acadêmica e dos núcleos Políticas Sociais e Urbanas (Nupsu) e Tecnologia e Inovação (Nutei), com o apoio dos funcionários, estagiários, extensionistas e professores da Proex, além do Diretório Central dos Estudantes (DCE) – gestão Construindo Todos os Dais.

O tema do evento está alinhado com a Campanha da Fraternidade de 2019, cujo tema é Fraternidade e Políticas Públicas, e o lema: Serás Libertado pelo Direito e pela Justiça.

O evento será realizado nos demais campi e unidades, com programações e datas específicas.

02/05/2019

 :: Volta ::

Avenida Dom José Gaspar, 500 - Prédio 30 - Coração Eucarístico - Belo Horizonte/MG | (31) 3319-4220 | comunic.proex@pucminas.br
facebook YouTube