PROEX - Pró Reitoria de Extensão

Notícias

PUC Minas recebe alunos de Brumadinho


“Foi muito bom porque a gente aprendeu coisas que vão além do que a gente aprende na escola; uma experiência inesquecível que vamos levar para toda a vida”. É assim que a estudante Taís Cristina Reis Oliveira, 15, do 1º ano do ensino médio da Escola Estadual Paulina Aluotto, de Brumadinho, avalia a experiência que teve na PUC Minas na última quinta-feira, 25 de abril. Ela e outros 32 alunos, entre 14 e 16 anos, acompanhados de professores da instituição, conheceram a produtora E-motion Audiovisual, no período da manhã, e o Museu de Ciências Naturais, à tarde, no Campus Coração Eucarístico. A visita é parte das ações da Faculdade de Comunicação e Artes (FCA) dentro do Programa de Extensão da PUC Minas em Brumadinho. 

Nesse mesmo dia, um grupo de alunos de quatro disciplinas do Curso de Jornalismo da Unidade São Gabriel e professores foram a Brumadinho para fazer entrevistas, fotografias, com a perspectiva de resgate de memória e histórias tanto dos estudantes do município, quanto de educadores e moradores do entorno escola. No dia 27, eles retornaram à cidade para fazer mais registros. E nesta quarta (2), outro grupo da Escola Paulina Aluotto também virá à Universidade para oficinas de telejornalismo, no período da manhã, e visita ao Museu, à tarde. Já no sábado (4), um grupo de 30 alunos, professores e funcionários da faculdade irão à escola para oferecer oficinas de contação de histórias, de vídeo, rádio, entre outras atividades. “Eles vão levar gente da família ou do entorno para contar as histórias”, explica a professora Sandra Freitas, coordenadora de Extensão FCA. 

“O que a gente quer é de alguma maneira contribuir tanto com a nossa expertise técnica, como buscar construir junto com os nossos parceiros dentro da Universidade que estão atuando no programa de extensão em Brumadinho uma metodologia mais adequada que dê conta de contribuir para que aquela comunidade afetada se organize, se autovalorize e busque reconverter o que o crime ambiental e humano já trouxe”, explica Freitas. Ela conta que parte do material produzido será apresentado e exposto no Seminário e Mostra de Extensão 2019, nos dias 22 e 23 de maio, no Campus Coração Eucarístico. 

A parceria com a escola vem em um bom momento, uma vez que os alunos estão tendo uma disciplina extracurricular de introdução ao jornalismo. “Para nossa escola é uma oportunidade ímpar. A importância é que o integral integrado tem as matérias básicas e flexíveis. E nessas flexíveis temos a introdução ao jornalismo, que é de importância grande para que eles conheçam o que é o jornalismo, a questão da comunicação hoje em dia, para que possamos trabalhar politicamente, culturalmente, dentro do nosso meio”, afirma o coordenador, Marcelo Adair Mendes, que veio na companhia dos professores Mônica Sales e Gustavo Vieira, de Português e Inglês, respectivamente. 

Para ele, a visita à Universidade é uma forma de trazer novas perspectivas e horizontes para os jovens alunos, que vêm sofrendo com os impactos do rompimento da barragem da mina Córrego do Feijão, em janeiro deste ano. “Paulina tem hoje 680 alunos. E nós temos muitos pais, mães, irmãos, que infelizmente não estão mais lá, uns já foram enterrados, então é um sofrimento muito grande para os nossos alunos. A gente não vai esquecer, mas é uma maneira de amenizar, que os meninos entendam que a vida tem que continuar, que não vamos parar por isso”, diz. 

Sobre o programa

O programa de extensão da PUC Minas em Brumadinho tem o objetivo de contribuir para o enfrentamento de problemas sociais, econômicos, culturais e ambientais ocorridos na bacia do Rio Paraopeba, decorrentes do rompimento da barragem da mina Córrego do Feijão, no final de janeiro. Reúne um conjunto de projetos em diversas áreas do conhecimento e foi criado a partir das diretrizes que norteiam a extensão universitária, como a indissociabilidade com o ensino e pesquisa; interação dialógica, multi, inter e transdisciplinaridade; impacto na formação do aluno; contribuição para o desenvolvimento da sociedade; produção e democratização do conhecimento e vinculação às áreas de conhecimento da Universidade.

Crédito das fotos

E-motion: Pâmela Ribeiro
Museu: Jessica Tonelli

Visita ao Museu de Ciências NaturaisVisita ao Museu de Ciências Naturais
Estudantes na E-motion AudiovisualEstudantes na E-motion Audiovisual

26/04/2019

 :: Volta ::

Avenida Dom José Gaspar, 500 - Prédio 30 - Coração Eucarístico - Belo Horizonte/MG | (31) 3319-4220 | comunic.proex@pucminas.br
facebook YouTube