PROEX - Pró Reitoria de Extensão

Notícias

Extensão integra Semana de Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo

A Coordenação de Extensão da PUC Minas São Gabriel promove, durante a Semana de Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo (Site), o painel A Extensão e o Pensar Fora da Caixa, nesta quarta-feira (24), Prédio I, Sala Multimeios 30. 

Das 14h às 17h, será ofertada a oficina Justiça Restaurativa: inovação de uma tecnologia social co-construída com comunidades.A atividade vai abordar como a justiça restaurativa é um método de tratamento de conflitos com participação direta das comunidades de afeto, foco nos sentimentos e necessidades. A temática da justiça restaurativa será contemplada como uma inovação que resgata a ancestralidade humana e como tecnologia leve que prioriza o acolhimento, o vínculo e as transformações comunitárias.

Das 19h às 20h40, acontece a palestra Perspectivas Crítico-Criativas para a Extensão Universitária: o caso do projeto "Educação Patrimonial Cultural: memória e imaginário na vila têxtil de Santa Bárbara". Durante a palestra, os participantes discutirão estratégias metodológicas para atividades extensionistas sob as perspectivas social, ideológica, criativa e tecnológica, utilizando como estudo de caso o projeto em desenvolvimento junto à comunidade da vila têxtil de Santa Bárbara, no Norte de Minas Gerais. O projeto pretende desvelar narrativas particulares dos moradores, acessando memórias e imaginários locais, e reapresentá-las através de suportes audiovisuais contemporâneos, como videomapping e espaços imersivos.

No horário das 20h50 às 22h30, será realizada a palestra A Extensão como Propulsora de Práticas Profissionais Autônomas: a experiência inovadora do Coletivo Articulando Redes, que abordará a apresentação e a reflexão sobre a experiência do coletivo, que teve início a partir do projeto de extensão da PUC Minas São Gabriel. O coletivo faz uso de metodologias inovadoras como tecnologias sociais, reconstruídas e recriadas a cada ação.

Já entre os dias 23 e 26 de abril, das 14h às 22h30, a Galeria LabSG promove a exposição Cabelo – Em Poder, que visa abordar os cabelos como um ato político e que rompe com os padrões pré-estabelecidos. As fotos foram produzidas por jovens participantes das oficinas de fotografia do projeto de extensão Providência na Comunidade, realizado nas três unidades do Projeto Providência, no segundo semestre de 2018, e ministradas pela aluna da PUC Minas Ana Martins, sob a coordenação da professora Sandra Freitas.

Confira abaixo os participantes de cada atividade:

 
Oficina | Justiça Restaurativa: inovação de uma tecnologia social co-construída com comunidades

Horário: 14h às 17h

Palestrantes:

  • Mayara de Carvalho Araújo: Doutora em Direito (UFMG), com pesquisa em Justiça Restaurativa Comunitária. Mestra em Ciências Jurídicas, com ênfase em Direitos Humanos (UFPB). Graduada em Direito (UFRN). Atuou com proteção de direitos humanos e ajuda humanitária na Palestina e em Israel. Integra a Comissão de Justiça e Práticas Restaurativas do Fórum Permanente do Sistema de Atendimento Socioeducativo de Belo Horizonte.

  • Rubens Ferreira do Nascimento: Mestre em Psicologia (UFMG). Graduado em Psicologia (Unicentro Newton Paiva) e em Pedagogia (Universidade Castelo Branco). Professor da Faculdade de Psicologia da PUC Minas. Coordenador do Projeto de Extensão MediAção Comunitária: práticas comunitárias, de mediação e restaurativas. Integra a Comissão de Justiça e Práticas Restaurativas do Fórum Permanente do Sistema de Atendimento Socioeducativo de Belo Horizonte.

  • Carla Rangel de Abreu: Psicóloga (PUC Minas). Especialista em Clínica Psicanalítica e Instituições de Saúde (PUC/Betim). Especialista em Neuropsicologia pela Univerisidade Fumec. Graduanda em Direito (PUC Minas).

  • Lilian Marques Lopes: Advogada. Graduada em Direito pela Faculdade de Direito Promove-MG. Pós-graduada em Direito Processual Civil pelo Instituto para o Desenvolvimento Democrático em parceria com a Universidade de Coimbra/Portugal. Professora do Instituto Direito na Escola, vinculado à Comissão OAB Vai às Escolas da OAB/MG.

  • Bianca Stephanie Rodrigues de Oliveira: Graduanda em Direito (PUC Minas).

  • Bruno Eduardo de Souza da Silva: Graduando em Psicologia (PUC Minas).

  • Bruno Moreira Silva: Graduando em Psicologia (PUC Minas).

  • Marcelo Vieira Gregório: Graduando em Direito (PUC Minas).

 

Palestra | Perspectivas Crítico-Criativas para a Extensão Universitária: o caso do projeto "Educação Patrimonial Cultural: memória e imaginário na vila têxtil de Santa Bárbara"

Horário: 19h às 20h40

Palestrante:

  • Diogo Ribeiro Carvalho: professor adjunto no Departamento de Arquitetura e Urbanismo da PUC Minas, doutor em Arquitetura pela UFMG (NPGAU) e líder do grupo de pesquisa Design e Fabricação Digital, sediado na Unidade Praça da Liberdade. Atua nas áreas de ensino de processos criativos, design e fabricação digital e teoria e história da arquitetura, em particular nas interfaces com filosofias da memória, imaginação e arte.

 

Palestra | A Extensão como Propulsora de Práticas Profissionais Autônomas: A experiência inovadora do Coletivo Articulando Redes

Horário: 20h50 às 22h30

Palestrantes:

  • Márcia Mansur Saahdallah: Professora de Psicologia da PUC Minas, mestre em Ciências Sociais, integrante do Coletivo Articulando Redes.

  • Erick Gonçalves: Estudante de Psicologia na PUC Minas, integrante do coletivo Articulando Redes.

  • Manoela Marra: Estudante de Psicologia na PUC Minas, integrante do coletivo Articulando Redes.


Mais informações no site do evento

16/04/2019

 :: Volta ::

Avenida Dom José Gaspar, 500 - Prédio 30 - Coração Eucarístico - Belo Horizonte/MG | (31) 3319-4220 | comunic.proex@pucminas.br
facebook YouTube