PROEX - Pró Reitoria de Extensão

Notícias

Extensão inicia ações em Brumadinho

 

A Reitoria assegurou recursos para execução do Programa de Extensão PUC Minas em Brumadinho, que terá início neste sábado (6), com atividades do Núcleo de Apoio Fiscal Itinerante (imposto de renda, Microempreendedor Individual - MEI e INSS). O objetivo das ações é contribuir para o enfrentamento de problemas sociais, econômicos, culturais e ambientais ocorridos na bacia do Rio Paraopeba, decorrentes do rompimento da barragem da mina Córrego do Feijão, no final de janeiro.

O programa, que reúne um conjunto de projetos em diversas áreas do conhecimento, foi criado a partir das diretrizes que norteiam a extensão universitária, como a indissociabilidade com o ensino e pesquisa; interação dialógica, multi, inter e transdisciplinaridade; impacto na formação do aluno; contribuição para o desenvolvimento da sociedade; produção e democratização do conhecimento e vinculação às áreas de conhecimento da Universidade.

A proposta integrará ações emergenciais, de curto e médio prazos e complementares. E reunirá iniciativas nos seguintes eixos temáticos: jurídico-contábil; educativo/lúdico; gestão; psicossocial e sociocomunitário; saúde animal; saúde humana; e socioambiental.   

Todo o trabalho está sendo organizado por uma comissão interdisciplinar, criada a pedido da Reitoria e coordenada pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex).  

As ações de extensão universitária se somam à parceria institucional firmada entre a Arquidiocese de Belo Horizonte, a PUC Minas e a Defensoria Pública da União para atendimento jurídico gratuito à população de Brumadinho. Os atendimentos vêm ocorrendo desde fevereiro em um imóvel comercial cedido gratuitamente à PUC Minas pela família do professor Armindo dos Santos de Sousa Teodósio, do Curso de Administração do Campus Betim e do Programa de Pós-graduação em Administração. A PUC Minas fez a reforma, mobiliou e equipou o espaço. A Arquidiocese de Belo Horizonte, por meio da Providens, também realiza no local o cadastramento de famílias para recebimento de donativos. O posto de atendimento funciona na Praça Paulo Alves Moreira, 57 (praça da rodoviária), Centro.

 

29/03/2019

 :: Volta ::

Avenida Dom José Gaspar, 500 - Prédio 30 - Coração Eucarístico - Belo Horizonte/MG | (31) 3319-4220 | comunic.proex@pucminas.br
facebook YouTube