PROEX - Pró Reitoria de Extensão

Notícias

Corrida Run for Parkinson Brasil será neste domingo; inscrições estão esgotadas

 

A 8ª edição do evento Run for Parkinson será neste domingo, 14 de abril, em Belo Horizonte, e tem como objetivo a integração de pessoas com a doença de Parkinson, familiares e a comunidade, por meio de ações que visem à disseminação de informações sobre a doença. O percurso será de 5 km ou 10 km de corrida e caminhada. O ponto de encontro será na Praça da Savassi (av. Getúlio Vargas, em frente ao número 1.492, entre a rua Alagoas e av. Cristóvão Colombo), a partir das 7h. As inscrições estão esgotadas. 

A retirada do kit para a participação da corrida acontecerá nesta sexta-feira, 12, das 10h às 20h; e no sábado, 13, das 10h às 13h, no Shopping Só Marcas Outlet, em Contagem. A apresentação do documento de identidade é indispensável. Outra pessoa poderá retirar o kit somente mediante a apresentação do RG do inscrito.

O evento é realizado pela Associação dos Parkinsonianos de Minas Gerais (Asparmig), com apoio da PUC Minas, por meio do Numas, Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS) e Faculdade de Psicologia (Fapsi). Serão oferecidas atividades relacionadas às ações desenvolvidas pela Universidade com os parkinsonianos, familiares e cuidadores. 

Iniciado na Espanha há dez anos, o evento teve sua primeira etapa no Brasil em Belo Horizonte, em 2012, por iniciativa da Asparmig. A corrida acontece anualmente no mês de abril, por ocasião do Dia Mundial da Doença de Parkinson (11 de abril). Além do Brasil e da Espanha, o evento é realizado também na Bolívia, Itália, Malásia, México, Republica Dominicana, Estados Unidos e Venezuela.

De acordo com a Wikipédia, “a doença de Parkinson é uma perturbação degenerativa crônica do sistema nervoso central que afeta principalmente a coordenação motora. Os sintomas vão se manifestando de forma lenta e gradual ao longo do tempo. Na fase inicial da doença, os sintomas mais óbvios são tremores, rigidez, lentidão de movimentos e dificuldade em caminhar. Podem também ocorrer problemas de raciocínio e comportamentais. Nos estádios avançados da doença é comum a presença de demência.” 

Confira o cronograma:

7h – Concentração dos corredores e do público;
7h30 – Abertura solene e aquecimento;
8h – Início da corrida – 5 km;
8h40 – Alongamento para caminhantes;
9h – Início da caminhada e posicionamento de voluntários;
Os caminhantes debilitados poderão utilizar cadeira de rodas, bengala, apoio do cuidador, patins, bicicleta, etc;
10h – Espaço Fun Kids: banda ao vivo, depoimentos de participantes e Lian Gong (prática corporal chinesa);
10h30 – Premiação da corrida;
12h – Encerramento.

Para outras informações: (31) 3319-4486.

15/03/2019

 :: Volta ::

Avenida Dom José Gaspar, 500 - Prédio 30 - Coração Eucarístico - Belo Horizonte/MG | (31) 3319-4220 | comunic.proex@pucminas.br
facebook YouTube