http://portal.pucminas.br/processoseletivo/?utm_source=programatica&utm_medium=banner&utm_campaign=pss Vestibular PUC Minas 2020 

Escolha seu curso

São 10 unidades e mais de 50 cursos para você escolher.

Geografia - Bacharelado - Belo Horizonte | Coração Eucarístico

O curso

O Curso de Geografia - Bacharelado visa formar profissionais com sólida base teórica, técnica e humanística. Integrando o ICH – Instituto de Ciências Humanas, o Curso proporciona uma formação orientada para o campo das humanidades, que busca contextualizar as questões socioespaciais, dentro de uma perspectiva sistêmica e interdisciplinar. Constitui objetivo geral do curso formar profissionais que possuam sólida base teórico-conceitual, articulada com uma formação técnica e metodológica consistente; espírito investigativo; posicionamento crítico-reflexivo frente às questões políticas e sensibilidade para as questões sociais e ambientais, habilitando-os para o exercício profissional comprometido com princípios éticos e humanistas.

Utilizando múltiplas linguagens, tecnologias e metodologias, o currículo do curso se estrutura em atividades de formação diversificadas, como pesquisas interdisciplinares, trabalhos de campo, visitas técnicas e seminários de integração curricular, desenvolvendo-se em vários espaços que incluem: Laboratório de Cartografia e Geoprocessamento; Laboratório de Geologia, Geomorfologia e Pedologia; além do Centro de Climatologia - Instituto Tempo Clima. O Curso possui também a Empresa Júnior “Sistêmica”, em articulação com o Curso de Ciências Biológicas. A preocupação central do curso está na articulação entre teoria e prática assim como na integração das atividades de ensino, pesquisa e extensão.

O que você irá estudar

Os estudantes do Curso de Geografia - Bacharelado realizarão estudos, pesquisas e atividades práticas voltadas para as questões socioespaciais, socioambientais, socioeconômicas e regionais, além de estudos demográficos, geopolíticos, climatológicos, biogeográficos, dentre outros, com vistas à análise da produção do espaço, ao planejamento e à gestão e ordenamento territorial. A opção metodológica do curso privilegia a abordagem interdisciplinar, o convívio paradigmático e o diálogo com outros campos do conhecimento, incorporando também os avanços tecnológicos e metodológicos experimentados pela ciência geográfica.

Áreas de atuação

Os bacharéis poderão atuar em instituições públicas, empresas privadas e organizações sociais, nas áreas de planejamento, gestão e ordenamento territorial, análise e planejamento ambiental, urbano, agrário e regional e ainda nas áreas de cartografia, sensoriamento remoto e geoprocessamento, além da educação ambiental.

Unidade(s) em que o curso é ofertado




 
  • Telefone: (31) 3319 4444