http://portal.pucminas.br/processoseletivo/?utm_source=programatica&utm_medium=banner&utm_campaign=pss Vestibular PUC Minas 2020 

Escolha seu curso

São 10 unidades e mais de 50 cursos para você escolher.

História - Licenciatura - Belo Horizonte | Coração Eucarístico

O curso

O Curso de História tem o objetivo de formar profissionais autônomos e capazes de compreender e analisar criticamente o saber histórico acumulado, bem como de produzir esse saber por meio de pesquisas em fontes históricas dos mais diversos formatos, como, por exemplo, documentos oficiais (governamentais), iconografias (filmes, fotografias, obras pictóricas, etc.), obras clássicas e literárias, fonte oral e jornalística. No momento da matrícula, o aluno optará entre o bacharelado e a licenciatura, podendo concluir a segunda formação por meio da obtenção de novo título. Destaques do curso: simpósios e palestras, atividades de extensão e o Centro de Memória e de Pesquisa Histórica, que objetiva a produção do conhecimento histórico, além de promover noções de arquivística, leitura e interpretação de documentos históricos com vistas à formação do historiador.

O que você irá estudar

O aluno poderá se preparar para o ensino de História, cursando licenciatura. Poderá também se habilitar como pesquisador, fazendo o bacharelado. Posteriormente, cursando uma pós-graduação (Mestrado e Doutorado), poderá ministrar aulas no curso superior. Tanto o bacharel deve ser capaz de produzir o conhecimento para ser divulgado como o licenciado deve entender como o saber histórico é produzido, para então ensiná-lo. São habilitações que se complementam. Campos de pesquisa: pesquisa autônoma ou institucional em centros de documentação, arquivos, museus. Consultoria em centros de difusão cultural e de gestão de patrimônio. Ensino de História.

Áreas de atuação

O aluno poderá se preparar para o ensino de História, cursando licenciatura. Poderá também se habilitar como pesquisador, fazendo o bacharelado. Posteriormente, cursando uma pós-graduação (Mestrado e Doutorado), poderá ministrar aulas no curso superior. Tanto o bacharel deve ser capaz de produzir o conhecimento para ser divulgado como o licenciado deve entender como o saber histórico é produzido, para então ensiná-lo. São habilitações que se complementam. Campos de pesquisa: Pesquisa autônoma ou institucional em centros de documentação, arquivos, museus. Consultoria em centros de difusão cultural e de gestão de patrimônio. Ensino de História.

Unidade(s) em que o curso é ofertado




 
  • Telefone: (31) 3319 4444