pucminas.br
Pós-graduação em Mecânica

Dúvidas frequentes

 

Ingresso no Programa
 
Para os candidatos que interessam em ingressar no Mestrado e no Doutorado, além da inscrição com os documentos exigidos, todos terão que passar por uma prova escrita de inglês. Após o resultado desta prova, será feita uma análise dos documentos, levando-se em conta a média das notas do histórico, produções intelectuais e científicas, experiência em indústria e informática. Serão chamados para a entrevista, somente os alunos que obtiverem a nota mínima na prova de inglês que é 60 pontos.
Aos alunos de Doutorado além das análises acima citadas, ainda haverá uma Comissão para analisar o Projeto de Tese. 
 
Prova de Inglês
 
A prova escrita de Inglês acontecerá após o período das inscrições. Aos alunos de Mestrado e Doutorado que não alcançarem os 60% da prova, serão automaticamente eliminados da entrevista.

 


Bolsas no Programa

Os alunos interessados em bolsas deverão se inscrever no Programa e aguardar o processo de análise dos documentos e entrevistas. Após este processo haverá uma pontuação classificatória para cada aluno e as bolsas serão distribuídas conforme as primeiras classificações e, por conseguinte o número de bolsas disponíveis no semestre.

Dúvidas durante o Curso

Aos alunos de Mestrado, todos deverão apresentar uma PROPOSTA DE DISSERTAÇÃO no prazo de 1 ano após o ingresso no Programa e a defesa da dissertação deverá acontecer dentro do prazo dos 24 meses. Após este prazo o aluno poderá ter o seu prazo estendido por mais 6 meses, após análise do Colegiado.

Aos alunos de Doutorado, todos deverão apresentar uma QUALIFICAÇÃO DE TESE no prazo de 1 ano e meio, após o ingresso no Programa e a defesa da tese deverá acontecer dentro dos 36 meses. Após este prazo o aluno poderá ter o seu prazo estendido por mais 6 meses, após análise do Colegiado.

Aprovação nas disciplinas

Para consulta das notas no SGP, solicitar a secretaria do Programa a senha que será enviada por e-mail automaticamente pelo Programa. Acessar o site da PUC Minas, com o número de matrícula e a senha.

ART. 48 – O rendimento escolar do estudante nas disciplinas será expresso em notas, numa escala variável de 0 (zero) a 100 (cem) pontos, com sua equivalência em conceitos, de A a E, de acordo com a seguinte escala de correspondência:
De 90 a 100 - A
De 80 a 89 - B
De 70 a 79 - C
De 40 a 69 - D ( TERÁ O DIREITO DE REPETIR A DISCIPLINA)
De 0 a 39 - E ( SERÁ DESLIGADO DO PROGRAMA)
Parágrafo único – Em casos especiais, poderá ser atribuído, temporariamente, o conceito I (em avaliação).

ART. 49 - São condições para a aprovação e consequente obtenção de créditos, em cada disciplina:
a) frequência mínima de 85% (oitenta e cinco por cento);
b) aproveitamento mínimo de 70 (setenta) pontos correspondente ao conceito C.
c) cada programa deverá estabelecer, em seu regulamento, critérios de afastamento do estudante, com base em seu aproveitamento escolar.

Disciplinas de Estudos Especiais Orientados I e II 

Mestrado A nota desta disciplina será atribuída pelo orientador. Caso o aluno obtenha um conceito insuficiente, este poderá ser reprovado ou desligado do programa, de acordo com o critério descrito no item 5 do Regulamento do Programa.
Doutorado: A nota desta disciplina será atribuída pelo orientador. Caso o aluno obtenha um conceito insuficiente, este poderá ser reprovado ou desligado do programa, de acordo com o critério descrito no item 5 do Regulamento do Programa.

Normas para Dissertações e Teses

Aos alunos de Mestrado e Doutorado, após a finalização e correção da dissertação ou tese sugerida pela banca, os alunos deverão enviar um e-mail para ficha.catalografica@pucminas.br, na Biblioteca para realizar a ficha catalográfica antes da defesa. 
Após a aprovação da dissertação ou tese, os alunos deverão realizar a correção das mesmas no período de 30 dias e dar seguimento ao processo de encadernação (procurar a secretaria para orientações ou em documento pós defesa), cadastrar a dissertação/tese no site da Biblioteca Digital na página da PUC Minas, imprimir duas autorizações que serão geradas após o cadastro e entregar na secretaria do Programa juntamente com os CDs em PDF, contendo todo o conteúdo da dissertação/tese em um único arquivo. Estes CDs deverão ser para cada um participantes da banca, inclusive o orientador e mais dois para a secretaria do Programa.

Prazo para defesas de Dissertações e Teses

Dissertações - 25 dias antes:
1°. O orientador ou o aluno deverá deixar na secretaria do Programa uma cópia encadernada acompanhada de um ofício feito pelo orientador constando: nome do aluno, título do trabalho, data, horário e banca proposta;
2°. Após aprovação da coordenação, o orientador poderá confirmar a data com a banca e o aluno. Caso necessite do auxílio da secretaria para encaminhar as cópias aos membros da banca, favor fazê-lo até 20 dias antes da data marcada para defesa; 
3°. O aluno deverá encaminhar eletronicamente à secretaria do Programa, o resumo, número de páginas e as palavras chaves do trabalho (antes da defesa); 
4°. Cada orientador da dissertação deverá ficar atento ao preenchimento das fichas de avaliação destinadas aos membros da banca, para que eles coloquem os dados pedidos na ficha, pois estes dados são fundamentais para a secretaria ao preencher o Coleta de Dados da CAPES; 

Teses - 35 dias antes:
1°. O orientador ou o aluno deverá deixar na secretaria do Programa uma cópia encadernada acompanhada de um ofício feito pelo orientador constando: nome do aluno, título do trabalho, data, horário e banca proposta; 
2°. Após aprovação da coordenação, o orientador poderá confirmar a data com a banca e o aluno. Caso necessite do auxílio da secretaria para encaminhar as cópias aos membros da banca, favor fazê-lo até 30 dias antes da data marcada para defesa; 
3°. O aluno deverá encaminhar eletronicamente à secretaria do Programa, o resumo, número de páginas e as palavras chaves do trabalho (antes da defesa); 
4°. Cada orientador da tese deverá ficar atento ao preenchimento das fichas de avaliação destinadas aos membros da banca, para que eles coloquem os dados pedidos na ficha, pois estes dados são fundamentais para a secretaria ao preencher Plataforma Sucupira da CAPES; 

A secretaria não poderá aceitar qualquer trabalho fora do prazo e caso contrário somente com a autorização do coordenador. 

Diploma

O diploma só será solicitado após a finalização de todo o processo de entrega das encadernações, autorizações e CDs.
O aluno terá que ter feito a prova de Inglês e adquirido pelo menos os 70% e ter todos os documentos solicitados no ato da inscrição, arquivados junto à secretaria do Programa, para que seja feita a solicitação do diploma junto ao CRA( Centro de Registros Acadêmicos ) da PUC Minas.

 

 :: Volta :: 

Endereço: Av. Dom José Gaspar, 500 - Coração Eucarístico - Belo Horizonte/MG - CEP: 30535910 - Telefone geral: (31) 3319-4910