pucminas.br
Pós-graduação em Letras

Pós-graduação em Letras :: Publicações

Publicações

Pesquisar publicações

Título
Categoria
Ano de publicação

«   1   2   »

Livros

  • História de palavras (2012)

    Leão, Ângela Vaz. História de palavras. Belo Horizonte: Editora PUC Minas, 2012. 216 p. ISBN 978-85-8229-001-9

                                                                     Capa História de palavras

    Este livro é uma reedição atualizada e ampliada pela autora, eminente professora de Filologia e Linguística que, com acuidade e perspicácia, estuda problemas do léxico, abrangendo desde os arcaísmos e neologismos, até a mistura do popular e do erudito, e da inovação e do tradicionalismo nas crônicas de Fala, amendoeira, de Carlos Drummond de Andrade, sem falar dos instigantes estudos etimológicos.

     

  • África: dinâmicas culturais e literárias

    Professor(es) do programa integrante(s) da publicação:
    Maria Nazareth Soares Fonseca

                                                                   

    Maria Nazareth Soares Fonseca; Maria Zilda Ferreira Cury (Org.)

    Este livro é resultado do IV Encontro de Professores de Literaturas Africanas de Língua Portuguesa, realizado com a participação de professores e estudiosos do Brasil e da África. Dividido em três partes, o livro expressa a amplitude e profundidade dos atuais estudos culturais e literários sobre a África. As várias reflexões nele contidas retomam a necessidade de uma compreensão renovada do continente africano, não só como objeto de estudo, mas também como espaço cultural com suas especificidades.

     

  • Cantigas de Afonso X a Santa Maria (antologia, tradução e comentários) (2007)

                                                                     

     

  • Emoções: desafios para estudos da linguagem e cognição (2016)

    Professor(es) do programa integrante(s) da publicação:
    Hugo Mari / Sandra Maria Silva Cavalcante

    PDF

     

  • Ensaios sobre leitura (2005)
    MARI, Hugo; VERSIANI, Zélia; WALTY, Ivete (Org.). Belo Horizonte: Editora PUC Minas, 2005. 232p. ISBN 85-86480-51-7

    Professor(es) do programa integrante(s) da publicação:
    Hugo Mari / Ivete Lara Camargos Walty / Maria Angela Paulino Teixeira Lopes

           Capa

     

    Ensaios sobre leitura, primeira publicação do Centro Interdisciplinar de Pesquisas em Linguagem – Cipel, do Programa de Pós-graduação em Letras da PUC Minas, divide-se em duas partes, a primeira dedicada às condições, fundamentos e ensino da leitura e a segunda, a gêneros textuais e processos de referenciação.

    O livro ressalta a complexidade do nosso instinto para a leitura por meio do domínio da linguagem – esse salto qualitativo para o simbólico que a evolução nos propiciou. O teor dessa complexidade soa indiferente para o falante, mas estarrecedor para aqueles que buscam compreendê-lo e explicá-lo.

     

  • Ensaios sobre Leitura 2 (2005)
    FONSECA, Maria Nazareth Soares; MARI, Hugo; WALTY, Ivete (Org.). Belo Horizonte: Editora PUC Minas, 2005. 368 p. ISBN 978-85-60778-11-9

    Professor(es) do programa integrante(s) da publicação:
    Hugo Mari / Ivete Lara Camargos Walty / Maria Nazareth Soares Fonseca

                                                                       Capa Ensaios sobre Leitura 2

    Este segundo volume da série Ensaios sobre leitura reflete sobre o ato de ler, partindo da interseção entre língua e literatura.

     

  • Ensaios sobre Leitura 3 (2016)

    Professor(es) do programa integrante(s) da publicação:
    Hugo Mari / Ivete Lara Camargos Walty / Jane Quintiliano Guimarães Silva / Juliana Alves Assis / Márcia Marques de Morais / Maria Angela Paulino Teixeira Lopes / Maria Nazareth Soares Fonseca / Terezinha Taborda Moreira

                                                                       Capa Ensaios sobre Leitura 3

    Neste terceiro número da Coleção Ensaios sobre Leitura, intitulado Leituras: espaço de investigações, reflexões e vivências de leitores, divulgam-se trabalhos que, pautados por percursos de investigação e estudos distintos e diferenciados, inscrevem-se em um viés transversal, assegurando pela concepção de leitura como prática libertadora do homem, isto é, uma atividade social que o humaniza na medida em que lhe permite (re) significar a sua inserção nas práticas sociais dos discursos escritos, dialogar com o outro, problematizar a sua história e desfrutar dos bens culturais (a arte, a a literautra, a ciência, a mídia). 

     

  • Gerativa (inter)faces de uma teoria (2014)
    HERMONT, Arabie Berzi; XAVIER, Gláucia do Carmo. Gerativa: (inter) faces de uma teoria. Florianopólis: BCOMM publicações, 2014.

    Professor(es) do programa integrante(s) da publicação:
    Arabie Bezri Hermont

                                                                     

     

  • Leitura e escrita na educação básica e no ensino superior: pesquisa formação e atuação de professores (2016)

    Professor(es) do programa integrante(s) da publicação:
    Juliana Alves Assis / Raquel Beatriz Junqueira Guimarães

    Leia on-line

     

  • Letramento e formação universitária: formar para a escrita e pela escrita (2015)

    ASSIS, Juliana Alves; BOCH, Françoise; RINCK, Fanny. Letramento e formação universitária: formar para a escrita e pela escrita. Campinas, São Paulo: Mercado de Letras, 2015. - (série Ideias Sobre Linguagem). 506 p. ISBN: 978857591369-7

    Professor(es) do programa integrante(s) da publicação:
    Juliana Alves Assis

                                                                        

    Fanny Rinck, Françoise Boch, Juliana Alves Assis (Org.)

    Este livro reúne vários trabalhos sobre o letramento acadêmico, orientados pela preocupação em tanto fomentar o debate sobre esse campo de estudos - cada vez mais produtivo internacionalmente - quanto contribuir para as ações de formação nas instituições de ensino superior. A maior parte dos textos foi escrita originariamente em língua francesa e sua tradução para o português se apresenta como oportunidade de fazer circular entre os países de língua portuguesa um consistente conjunto de reflexões sobre o fazer científico, considerada a diversidade cultural que o caracteriza, além de experiências didáticas bem-sucedidas, construídas na larga tradição francófona. Trata-se, enfim, de obra de interesse para professores formadores, pesquisadores e universitários.

    Página da Editora

    Explore o conteúdo

     

 :: Volta ::

Endereço: Av. Dom José Gaspar, 500 - Prédio 20 - sala 109 - Coração Eucarístico - Belo Horizonte/MG - CEP: 30535901 - Telefone geral: (31) 3319-4336