pucminas.br
Pós-graduação em Geografia

LABORATÓRIOS

O Programa conta atualmente com sete laboratórios de pesquisa:

• Laboratório de Sistemas de Informações Geográficas (SIG)  (Lab. 1)

• Laboratório de Estudos Ambientais - Heinz Charles Kohler (Lab.2)

• Laboratório de Estudos Urbanos e Regionais (Lab.3)

• Laboratório de Geodemografia/Microdados (Lab.4)

• Laboratório de Mudanças Climáticas (LAB.5)

• Laboratório de Estudos do Vale do Mucuri (LAB.6)

• Laboratório de Cartografia (LAB.7)

     O Laboratório de Sistemas de Informações Geográficas (SIG) (Lab. 1) é coordenado pelo prof. João Francisco de Abreu, contando com a participação sempre ativa dos professores José Flávio Morais Castro, Leônidas Conceição Barroso e Aurélio Muzzarelli. As principais tarefas desenvolvidas neste laboratório são:

 - dar suporte a todo o Programa e aos demais interessados, no campo metodológico e técnico da Análise Espacial, da Cartografia e dos GIS; e

 - disponibilizar para os demais laboratórios do Programa e órgãos da PUC-Minas, base de dados geográficos dos municípios mineiros, e dos municípios brasileiros.

Para viabilizar essas ações, o Lab.1, tem uma infraestrutura composta pelos seguintes equipamentos:

- hardware: 10 microcomputadores, mesas digitalizadoras "A0", plotters, scanners A3 e impressoras A3, GPS,. - software: Spans, Transcad, Microstation, MGE, GHEO, MapInfo, Mapviewer, Maptitude, Idrisi, Er. Mapper, Arc GIS com extensões, Geomedia, Surfer, Corel Draw, Flash, Autocad.

Há também outros softwares estatísticos e de análise espacial que se completam, como: Contour, Spline, Geofit, Poten, Minitab, Statistica, MATLAB, SPSS.

     O Laboratório de Estudos Ambientais - Heinz Charles Kohler (Lab.2) encontra-se sob a responsabilidade do professor Guilherme Taitson Bueno, contando ainda com a participação dos Profs. Wolney Lobato, Renato Moreira Hadad e Luiz Eduardo Panisset Travassos. Seu objetivo é dar suporte às pesquisas relacionadas com os estudos ambientais (inclusive Sensoriamento Remoto) no Programa, na PUC-Minas e para os interessados externos. Para isso, dispõe dos seguintes equipamentos e programas: - impressoras, mesas digitalizadoras, uma Workstation e 3 Computadores, mesa de Luz, estereoscópio, GPS, câmera digital, curvímetro "Run-make Club".

- em termos de softwares, conta com ENVI 3.4, MapInfo, MatLab, Corel Draw, SPRING, SITIM.

* Anexo a  este Laboratório o Programa conta tambem com um laboratório de Geociênicas adequado à preparação, manuseio e armazenamento de amostras de solos e rochas.

     O Laboratório de Estudos Urbanos e Regionais (Lab.3) é coordenado pelo Prof. Altino Barbosa Caldeira, contando com os pesquisadores e professores Oswaldo Bueno Amorim Filho e Alexandre Magno Alves Diniz. O Lab.3 volta-se para as pesquisas cujos temas se incluem tradicionalmente no vasto campo da geografia humana. Entre os projetos de pesquisa desenvolvidos mais recentemente, ou ainda em andamento, destacam-se aqueles ligados aos seguintes temas predominantes: cidades médias mineiras e brasileiras; paisagens e patrimônio cultural de regiões e cidades de Minas Gerais, geografia da criminalidade, geografia cultural e das religiões. O Lab. 3 apresenta, ainda, uma infraestutura atualizada, composta de:

- 6 microcomputadores computadores, 1 GPS de 12 canais, 2 Máquinas fotográficas digitais, 2 Scanners, 2 impressoras jato de tinta e uma laser, 1 Plotter. Em relação aos softwares: AutoCad Map, Autodesk 3D, Adobe Photoshop, Corel Draw, MapInfo 7.8, Pacote da Macromedia (DREAM WEAVER, FLASH FIREWORKS), Idrisi, ArcGIS e SPSS.

     O Laboratório de Geodemografia/Microdados (Lab.4) é coordenado pelo Prof. Duval Magalhães e desenvolve pesquisas no campo da demografia e na espacialização de dados socioeconômicos, estudos da distribuição espacial da população brasileira, com ênfase nas migrações e indicadores educacionais. Recentemente, inclui estudos sobre migrações internacionais, após a volta do Prof. Duval Magalhães Fernandes de seu pós-doutoramento. Para isso, o Lab.4 dispõe de importante acervo de base de dados, principalmente demográficos (Censos Demográficos de 1970, 1980, 1991 e 2000, por setor censitário e microdados das amostras, Contagem de População de 1996 e PNADs desde 1981); educacionais (microdados dos censos escolares de todo o Brasil, desde 1996, Prova Brasil, ENEM, censos do ensino superior, SAEB, SIMAVE), de ocupação e trabalho (RAIS/CAGED); e outras. A infraestrutura é composta de:

-hardware: 10 computadores atualizados, 01 Impressora jato de tinta e uma impressora laser.

-software: MapInfo, ARCGIS 9.3 (última versão), SPSS 17.0 (Statistical Package for Social Science, última versão), com diversos módulos avançados. Além destes, o Laboratório possui diversos "software" desenvolvidos "in house", como por exemplo o MULTIREG (Projeção Multirregional de População), desenvolvido pelo Prof. Cláudio Caetano.

     O Laboratório de Mudanças Climáticas (LAB.5) é coordenado pelo Prof. Ruibran Januário dos Reis. O laboratório elabora cenários de mudanças climáticas em Minas Gerais, enfocando os possíveis impactos na formação de temporais, ventanias, chuvas de granizos e intensificação das secas. O laboratório conta com 2 servidores para criação de cenários utilizando modelos de previsões climáticas ETA e MM5.

     O Laboratório de Estudos do Vale do Mucuri (LAB.6) é comandado pelo Prof. Leônidas da Conceição Barroso. Este laboratório abriga o conjunto de ações relacionadas ao desenvolvimento do projeto de pesquisa TOR (Teófilo Otoni e Região), também capitaneado pelo Prof. Barroso.

     O Laboratório de Cartografia (LAB.7) tem por objetivo desenvolver pesquisas em Cartografia Histórica e em Semiologia Gráfica, fornecendo suporte às três linhas de pesquisa do Programa, encontrando-se sob a coordenação do Prof. José Flávio Morais Castro.

 :: Volta :: 

Endereço: Av. Itaú, nr. 505 - Prédio Emaús - Dom Cabral - Belo Horizonte/MG - CEP: 30535012 - Telefone geral: (31) 3413.6370