pucminas.br
Pós-graduação em Comunicação Social

Pós-graduação em Comunicação Social :: Cursos :: Linha de pesquisa

Linha de pesquisa

Mestrado

Interações Midiatizadas

Mediação, imagens e narrativas

Esta linha se dedica a estudar as mediações nas múltiplas manifestações ligadas à produção discursiva em circulação pelos diversos dispositivos e meios de expressão midiáticos. Interessa como são construídos, os possíveis arranjos da linguagem, das imagens técnicas, dos discursos e das formas narrativas, bem como as lógicas dos sistemas de produção e circulação com suas repercussões sociais, políticas, éticas, estéticas e culturais no cotidiano.

Valem as articulações, traduções e reconfigurações midiáticas vinculadas tanto aos meios em sua condição massiva quanto a experiências típicas das redes sóciotécnicas. Nesse último caso, examinam-se as dimensões cognitivas e subjetivas ativadas pelos usos pessoais e coletivos dos dispositivos interacionais tecnológicos. Busca-se também estudar a produção midiática ligada aos embates sociopolíticos nas dimensões identitárias, como aquelas ligadas a gênero, etnia, cor e diversidade sexual, marcadas pela ordem do sensível e da lógica da celebrização.

Evidenciam-se assim, os tensionamentos típicos da alteridade, em que as narrativas das mídias são recursos simbólicos para a mediação e relação com o Outro. Em toda essa trama, investigam-se os atravessamentos da imagem, do som e da narrativa em suas dinâmicas de produção, circulação e significação.

Além da especificidade técnica dos meios interessam à linha visões transversais que possibilitem análises históricas, culturais e contextuais das relações expandidas entre suportes e mídias, a partir do exame de obras e projetos em circulação. Analisa-se a lógica que permeia os sistemas de produção e circulação, buscando compreender as relações estabelecidas entre os sujeitos criadores-realizadores, a instância crítico-interpretativa, as audiências e os processos de distribuição (a articulação entre a radiodifusão, sistemas de comunicação segmentada, redes, streaming etc). Marcam-se aqui as relações entre esses fenômenos e episódios comunicacionais e as novas dinâmicas do capitalismo.

Isso repercute nas formas comunicacionais afetando a visibilidade dos sujeitos. Estudam-se assim as dimensões do tempo, da memória e o espaço biográfico contemporâneo constituídos por múltiplas narrativas midiáticas.

 

 :: Volta ::

Endereço: Av. Dom José Gaspar, 500 – Prédio 42 – sala 205 - Coração Eucarístico - Belo Horizonte/MG - CEP: 30535901 - Telefone geral: (31) 3319-4546