pucminas.br
Pós-graduação em Comunicação Social

Pós-graduação em Comunicação Social :: Cursos :: Linha de pesquisa

Linha de pesquisa

Mestrado

Interações Midiatizadas

Processos midiatizados de interação social

Esta linha de pesquisa concebe a Interação em suas múltiplas dimensões na sociedade midiatizada: um processo comunicacional constitutivo da sociabilidade e experiência humana, modulado por fatores socioculturais, político-econômicos, tecnológicos, institucionais e organizacionais. Tal perspectiva se constrói a partir das interações entre seres humanos, máquinas, culturas e sociedade em processos constantes de troca e mediação.

A noção que articula a interação à midiatização da vida social ancora-se em uma perspectiva que vai além da comunicação mediada pelos aparatos técnico-midiáticos, e considera também a dimensão presencial de interações. Isto é, a midiatização é entendida como processo interacional que compreende desde a forte presença dos dispositivos midiáticos e tecnológicos na sociedade a contextos em que não estamos em contato direto com eles.

Nesse espectro, a interação midiatizada articula-se às várias outras lógicas – socioculturais, políticas, setoriais, institucionais, entre outras –, configurando-se, sobretudo, como processo de produção e circulação de sentidos, em fluxos comunicativos. Daí, a ocorrência de diversas dinâmicas interacionais que resultam em respostas e críticas sociais pontuais ou abrangentes acerca dos conteúdos e processos midiáticos.

Sob essa ótica, a interação é compreendida como um processo dinâmico, uma vez que é acionado pelos indivíduos, grupos, comunidades, movimentos e instituições seja para compartilhar experiências guiadas por regras e padrões , seja para transformar e produzir mudanças de sentido em suas práticas socioculturais e comunicacionais. É importante não perder de vista a emergência de uma cultura participativa na sociedade contemporânea a partir de experimentações criativas e críticas em relação ao sistema produtivo comunicacional hegemônico.

Nessa perspectiva, a linha Processos midiatizados de Interação social aciona eixos de investigação, que podem abrigar trabalhos como metapesquisa em comunicação, que desenvolve investigações sobre matrizes teóricas, conceituais e metodológicas, assim como as interfaces do campo da comunicação com outros saberes; comunicação no contexto das organizações, que estuda interações inseridas em estruturas e conjunturas políticas, econômicas e culturais, e pressupõe o reconhecimento da sociabilidade - interlocução em que as subjetividades, identidades e alteridade se apresentam, se enfrentam e dialogam; e processos comunicacionais em interface com as experiências culturais na contemporaneidade, com ênfase em diversidade.

 :: Volta ::

Endereço: Av. Dom José Gaspar, 500 – Prédio 42 – sala 205 - Coração Eucarístico - Belo Horizonte/MG - CEP: 30535901 - Telefone geral: (31) 3319-4546