pucminas.br
Pós-graduação em Comunicação Social

Pós-graduação em Comunicação Social :: Grupo de pesquisa

Grupo de pesquisa

Mídia e memória: construção de identidades

Projeto(s) de pesquisa ligado(s) ao grupo:

Coordenador(es):

Objetivo geral

O grupo de pesquisa Mídia e memória: construção de identidades, cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq, tem o objetivo de enveredar-se na trajetória de investigação teórico-metodológica sobre memória e suas perspectivações. Integrante do conjunto de grupos de pesquisa do Programa de Pós-graduação em Comunicação Social da PUC Minas, dedica-se aos estudos sobre os modos de constituição das memórias individual e coletiva, às inscrições por meio das quais se materializa a enunciação da memória e aos processos de constituição das identidades, a partir de autores como Michael Pollak, Maurice Halbwachs, Jacques Le Goff, Iuri Lottman, Paul Ricouer, Mikhail Bakhtin, François Dosse, Philippe Lejeune, Leonor Arfuch, Eni Orlandi, entre outros. No seu primeiro ano de atividade, ativou um repertório referencial sobre o conceito de memória, a partir do qual outras linhas de estudo e angulações serão acionados. O grupo Mídia e memória estrutura-se, desde sua fundação, sobre quatro linhas de investigação, por meio das quais o Grupo compreende ter a possibilidade de abarcar, na atualidade, as principais abordagens e objetos de pesquisa em torno do que vem se constituindo no chamado campo de uma teoria da memória. Em termos do planejamento do GP para os próximos anos, o Mídia e Memória coloca para si os seguintes objetivos: i) avançar na construção de um conjunto teórico-crítico sobre a teoria da memória; ii) estabelecer com efetividade uma interlocução com outros GPs que se dedicam à pesquisa sobre memória e temas afins; realização anual de seminário (nacional em 2017 e internacional, possivelmente, em 2018) sobre memória e estimular a produção de publicações (artigos científicos e livros) dos membros do GP.

Linhas de pesquisa

a)Jornalismo literário: hibridismos e deslocamentos          

  1. b) Mídia e representação social: modos de ver e dizer
  2. c) O espaço biográfico: tensionamentos na construção da memória
  3. d) Simbologias do mal na midiatização do crime e da violência      

 

Repercussões

- Publicação do artigo A agônica durée do bricoleur: temporalidades midiático-jornalísticas em tensão, Livro Compós 2017 – Comunicação, mídias e temporalidades;

- Organização do seminário nacional Mídia e memória: construção de identidades, financiado pela Fapemig (1º semestre de 2017);

- Reuniões abertas a pesquisadores de outros GPs e de outras instituições de pesquisa com agendamento semestral, para discussões e reflexões de temáticas agendadas, tendo como substância privilegiada as discussões acerca da memória e das construções da identidade.

Dissertações de mestrado orientadas e concluídas vinculadas ao grupo:

Antunes, Rennan Vilar Guimarães Castro - A visão periférica do acontecimento como estratégia narrativa: jornalismo e literatura na seção esquina da Revista Piauí (2015)

Santos, Bruna Raquel de Oliveira e - Limites e possibilidades das biografias: um estudo acerca dos relatos biográficos sobre o cantor Wilson Simonal (2013)

Publicações de outros participantes do grupo:

BRUCK, M.S. e OLIVEIRA, M.E. A agônica durée do bricoleur: temporalidades midiático-jornalísticas em tensão, Livro Compós 2017 – Comunicação, mídias e temporalidades. (no Prelo)

BRUCK, M.S e COSTA, Clara Isabel. Podcast Serial: notas sobre acontecimento e processos de mediação. Culturas Midiáticas, v. 9, p. 282-297, 2016.

BRUCK, M.S. e VIDA, B.S. O viés biográfico do jornalismo: modos de negociação e construção da memória social. Contracampo (UFF), v. 35, p. 27-44, 2016.

SANTOS, B. R. O. E. ; BRUCK, M. S. O biógrafo crítico e o biógrafo ingênuo: interseções entre Bakhtin, Bourdieu e Virgínia Woolf. O ESPAÇO BIOGRÁFICO: PERSPECTIVAS INTERDISCIPLINARES. 1ed.SALVADOR: EDUFBA, 2016, v. 1, p. 154-182.

Bruck, M.S. ; ANTUNES, R. . A essencialidade retórica do jornalismo político: um estudo comparativo entre o Diário de Notícias e a Folha de São Paulo. In: Priori, Helder; Guazina, Liziane; Araújo, Bruno.. (Org.). Diálogos Lusófonos em Comunicação e Política. 1ed.Covilhã: Labcom, 2016, v. 1, p. 273-300.

Adriana de Barros Ferreira Cunha Anita Cristina Cardoso Magalhães Bruna Raquel de Oliveira Santos Vida José Maria de Morais Katia Teotonio de Castro Bruck Lilian Saback de Sá Moraes Lúcia Lamounier Sena Max Emiliano Oliveira Mozahir Salomão Bruck Rennan Vilar Guimaraes Castro Antunes Sandra Lumi Sato Alexandre Carneiro Soares Ana Paula Fernandes Pimenta Bruna Lapa da Guia Clara Isabel de Andrade Costa Erika Bueno Jeane Caroline de Oliveira Moreira Junia Carvalho Luz Esneda Restrepo Londono Verônica Aparecida Ferreira Warley Carvalho

Página do grupo no CNPq: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/1427325707755573

 :: Volta ::

Endereço: Av. Dom José Gaspar, 500 – Prédio 42 – sala 205 - Coração Eucarístico - Belo Horizonte/MG - CEP: 30535901 - Telefone geral: (31) 3319-4546