pucminas.br
Pós-graduação em Comunicação Social

Pós-graduação em Comunicação Social :: Grupo de pesquisa

Grupo de pesquisa

Campo comunicacional e suas interfaces

Projeto(s) de pesquisa ligado(s) ao grupo:

Coordenador(es):

Objetivo geral

Visa o estudo do campo comunicacional, em suas dimensões teórico-metodológicas e epistemológicas, buscando repensar seus fundamentos e suas práticas de ensino e de investigação, bem como o pensamento comunicacional na contemporaneidade. Visa ainda colocar em causa o saber tradicional sobre a comunicação, apoiando-se em posições interpretativas vindas de diversas disciplinas e saberes, sem perder de vista a construção do conhecimento comunicacional.

Linhas de pesquisa

  1. a) Campo comunicacional em sua dimensão epistemológica: Essa linha de pesquisa investiga o campo comunicacional em suas dimensões teórico-epistemológica e metodológica, repensando seus fundamentos e suas práticas concretas de ensino e de investigação. Busca-se também colocar em causa o saber tradicional sobre a Comunicação, apoiando-se em posições interpretativas de diferentes áreas, sob perspectiva transdisciplinar, sem perder de vista a construção do saber comunicacional.
  2. b) Interações comunicacionais e/ou midiatizadas: Visa pesquisa as perspectivas teórico-conceituais e metodológicas dos estudos sobre as interações comunicacionais e/ou midiatizadas em textos acadêmicos, como também em diversos ambientes e situações de comunicação, mediados ou não pelos dispositivos técnico-midiáticos.

Repercussões

O grupo se dedica a pesquisar os fundamentos do campo comunicacional e suas interfaces com outras áreas, como também os processos de midiatização e interação comunicacional e/ou midiatizada. Foram realizadas três metapesquisas até 2014. O primeiro é sobre os trabalhos de conclusão do curso de Comunicação Social, nas três habilitações visando identificar e analisar o que há de comunicacional nos conceitos, abordagens teóricas e metodológicas acionados nesta produção. Já as segunda e terceira metapesquisas têm por objetivo avaliar e compreender os processos interacionais, midiatizados ou não presentes na produção da pós-graduação em comunicação, sendo que a primeira se baseia nos textos apresentados nos encontros anuais da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação no Brasil e segunda, um estudo comparativo da produção acadêmica publicada no Brasil e no México. O grupo tem apresentado papers nos encontros anuais da Compós desde 2011, todos transformados e, artigos, capítulos de livros e um e-book publicados. Essa última publicação, organizada pelo grupo, apresenta pesquisas de pós-doutoramento de três docentes do PPGCom da PUC Minas realizadas no México, França e Portugal, intitulado "Desafios e perspectivas epistemológicas e metodológicas do campo comunicacional: estudos comparativos internacionais" e publicado em 2015. A metapesquisa sobre o capital teórico da interação comunicacional e midiatizada nos textos da Compós entre 2001-10, investigação em fase de finalização, é objeto do segundo e-book a ser publicado em 2017.

Página do grupo no CNPq: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/8834852938420703

 :: Volta ::

Endereço: Av. Dom José Gaspar, 500 – Prédio 42 – sala 205 - Coração Eucarístico - Belo Horizonte/MG - CEP: 30535901 - Telefone geral: (31) 3319-4546