pucminas.br
Pós-graduação em Comunicação Social

Pós-graduação em Comunicação Social :: Cursos :: O curso

O curso

Mestrado

O Programa de Pós-graduação em Comunicação Social da PUC Minas articula-se em torno do estudo das interações na sociedade midiatizada, em que lógicas e tecnologias de comunicação, implicadas no cotidiano, são fundamentais para as mediações. Essa presença das mídias se dá, em sentido amplo e processual, por meio de instituições, aparatos, formas culturais e recursos simbólicos. Nessa perspectiva, o midiático envolve dispositivos técnicos que facultam a comunicação de massa, segmentada e em rede, com suas codificações e algoritmos; a produção e circulação de significações compartilhadas e apropriadas socialmente; a constituição de substratos que reverberam nas conversações e ações do dia a dia; a relação mais ampla com a arte e a cultura – suas matrizes, ritualidades e instâncias mediadoras tradicionais (a família, a escola, a religião etc.) e contemporâneos (grupos étnicos, de gênero etc.).
Em síntese a área de estudos das interações midiáticas abrange uma série de pesquisas cuja coerência situa-se na investigação de representações, encontros, ações e trocas possíveis por meio da mediação midiatizada, que envolve aspectos sociais, tecnológicos e de linguagem.

Coordenação:

  • Prof. Dr. Mozahir Salomão Bruck

     

    Colegiado:

  • Prof. Dr. Márcio de Vasconcellos Serelle
  • Profa. Dra. Ivone de Lourdes Oliveira

 

 :: Volta ::

Endereço: Av. Dom José Gaspar, 500 – Prédio 42 – sala 205 - Coração Eucarístico - Belo Horizonte/MG - CEP: 30535901 - Telefone geral: (31) 3319-4546