DO BEM PUC CULT LADO B EM DIA COM RH GERAIS GENTE NOVA ANIVERSÁRIOS CADÊ VOCÊ? POR DENTRO DA PUC GERAIS

:: Voltar à primeira página do informativo ::

Música além dos acordes

"Milhares de pessoas cultivam a música; poucas, porém, têm a revelação dessa grande arte". O significado da conhecida frase de Ludwig Van Beethoven ganha mais expressividade para o funcionário Marcelo Augusto de França Oliveira, do setor de Manutenção Civil da Proinfra, que sempre foi apaixonado por instrumentos musicais e transformou sua admiração em arte. Há mais de dez anos ele começou a criar violões, violas, baterias e guitarras em tamanho miniatura. "Sempre quis ter um instrumento, mas não tinha condições. Então resolvi eu mesmo fazer miniaturas desses objetos", afirma.

Sem nenhuma espécie de curso ou instrução profissional na área, Marcelo Augusto produziu seus primeiros instrumentos totalmente à mão. "Antes eu cortava as madeiras à mão, mas hoje meu trabalho está mais aprimorado. Tenho uma mini-retífica e uma serra tico-tico, além de só usar madeira de lei e o verniz PU, que é o mesmo utilizado em fábricas profissionais", explica.

Os moldes das diversas miniaturas são produzidos no computador, colados em uma chapa para facilitar a produção. Até hoje, Marcelo já fez mais de 300 miniaturas de instrumentos musicais para vender e presentear amigos. "Também já fiz várias réplicas, como da guitarra do John Lennon e do baixo utilizado por Paul McCartney , por exemplo. Fiz também uma réplica da viola do seresteiro Chico Lobo e dei de presente para ele ao final de um show", conta ele, que também faz pinturas e restauração de imagens e leva cerca de um dia e meio para fazer seus instrumentos. "Estou tentando diminuir esse tempo para um dia", diz.

:: Veja mais notícias no "Lado B" ::    :: Volta ::

Secretaria de Comunicação | Recursos Humanos