BEM-ESTAR LADO B EM DIA COM RH GERAIS GENTE NOVA ANIVERSÁRIOS CADÊ VOCÊ? POR DENTRO DA PUC GERAIS

:: Voltar à primeira página do informativo ::

Mãos para iluminar

Madeira, tubos de PVC e miçangas são alguns dos materiais que ajudam Vanderlei Clementino da Silva, auxiliar administrativo do setor de Apoio às Coordenações da Unidade São Gabriel, a passar o tempo nas horas vagas. Habilidoso, sua mais nova produção artesanal é de luminárias feitas a partir de tubos de PVC. Ele foi um dos responsáveis por produzir a iluminação e adornos da Semana de Ciência, Arte e Política (Scap) na PUC Minas São Gabriel neste ano. "Trabalho à tarde e à noite, por isso acabo ficando sozinho em casa pela manhã. Então comecei a procurar atividades que pudessem ocupar o meu tempo. Trabalhar com artesanato acabou virando meu hobby", conta.

Vanderlei começou construindo objetos de madeira, como carros-de-boi e carrinho de rolimã. "Eu ia para a garagem, que é a minha oficina, e lá esquecia o tempo, como faço até hoje. Gosto muito de trabalhar com as mãos, o artesanato me relaxa", afirma.

Assim que descobriu o hobby, Vanderlei também passou a ajudar a esposa na produção de bijuterias. "Compramos vários itens e comecei a fazer maxi-colares, além de outros itens para presentear amigos e famliares. Depois, a empolgação passou".

Mas Vanderlei se empenhou em encontrar um novo artesanato para espairecer nos períodos de folga. Em pesquisas na internet, há cerca de um ano, ele aprendeu a técnica para trabalhar artesanalmente com tubos de PVC. "Comecei a buscar uma atividade que não exigisse ferramentas específicas como o trabalho com a madeira. Para o PVC, as ferramentas são pequenas e simples, como é comum ter em casa para os reparos cotidianos", afirma. Vanderlei passou a fazer luminárias para presentear as pessoas e, desde então, passou a receber elogios e encomendas.

A produção das peças para a Semana de Ciência, Arte e Cultura começou poucos meses antes do evento. Como a Scap é colaborativa e envolve toda a Unidade, a ideia de produzir as luminárias surgiu de outra funcionária envolvida na ornamentação. "Passei a dedicar parte do meu horário de intervalo para desenvolver as peças para a Scap. É uma satisfação ver o meu trabalho abrilhantando o evento", comemora.

A inspiração dele não veio de longe. "A luminária que ficou no camarim do teatro é uma réplica do desenho da faixa de azulejo da minha casa", lembra Vanderlei. O próximo passo do artista será a produção de ferramentas mais "sofisticadas" para incrementar suas obras. "Tenho visto na internet alguns modelos de ferramentas que eu mesmo posso produzir em casa. Vou, inclusive, aproveitar os motores de duas impressoras que meu vizinho descartou para fazer uma nova microretífica, que é a ferramenta que fura o pvc".

Funcionário da Universidade há quase 14 anos, Vanderlei Clementino já passou pela Biblioteca e hoje trabalha no setor de Apoio às Coordenações. "Aqui me sinto em casa. Por isso a vontade e a disponibilidade em colaborar", finaliza.

:: Volta ::

Secretaria de Comunicação | Recursos Humanos