BEM-ESTAR LADO B EM DIA COM RH GERAIS GENTE NOVA ANIVERSÁRIOS CADÊ VOCÊ? POR DENTRO DA PUC GERAIS

:: Voltar à primeira página do informativo ::

Mantendo a casa em ordem

A manutenção e a revitalização de ambientes são essenciais para manter a Universidade sempre em ordem, bonita e em condições ideais para que seus funcionários, alunos e professores possam exercer suas atividades. Para “cuidar da casa”, os 44 funcionários da Pintura e da Obra Civil, que integram o setor de Manutenção Civil, atendem às demandas do Campus Coração Eucarístico e edificações externas. “A conservação na PUC Minas Virtual, no SAJ, nos edifícios Emaús e Redentoristas, no Museu e na Editora PUC Minas também está sob nossa responsabilidade, além dos 88 prédios que compõem o Campus”, explica Rômulo Teixeira de Matos, supervisor da Manutenção Civil.

De acordo com ele, dentre as oito “famílias” em que a Manutenção Civil se divide — Pintura, Obra Civil, Marcenaria, Serralheria, Elétrica/Telecom, Refrigeração, Sinalização e Jardinagem —, a Pintura e a Obra Civil são duas que realizam diversos trabalhos conjuntos. Reformas prediais, revitalização de ambientes, pintura de salas administrativas e salas de aula são algumas das atividades realizadas pelo grupo. “A maioria das demandas que recebemos chega pelo setor de Arquitetura, através do Sistema de Solicitações (SSO). Geralmente, essas são demandas maiores. Nos setores, também há sempre um responsável por nos direcionar as solicitações referentes aos reparos do dia a dia”, esclarece Rômulo, que trabalha na Universidade há 22 anos.

Os investimentos da PUC Minas em obras para melhorias no conforto e na funcionalidade de suas instalações são constantes, segundo Rômulo. “A Universidade está passando por um processo de reforma de banheiros, salas de aula, laboratórios, salas multimeios, e, para que essas transformações acompanhem as demandas, as mudanças são contínuas”, pontua.

Para realizar as obras de manutenção e revitalização nos mais de 91 mil metros quadrados de área construída sem interferir nas atividades da Universidade, os funcionários da Pintura e da Obra Civil têm maior demanda no período de férias escolares e coletivas do corpo técnico-administrativo da PUC Minas. “O período de férias é quando temos condições de mudar o layout de diversos ambientes, realizar pinturas e maiores intervenções minimizando o impacto nas tarefas de cada setor e nas aulas ministradas no Campus”, esclarece Rômulo Teixeira.

Com o intuito de garantir a segurança no trabalho, os funcionários da Pintura e da Obra Civil recebem instruções, juntamente aos integrantes das outras “famílias” que fazem parte da Manutenção Civil. “Toda segunda-feira, uma técnica do SESMT vem ao setor falar sobre as normas de segurança e a utilização de Equipamentos de Proteção Individual, os EPIs. Chamamos essa ação de DSS, que significa Diálogo de Segurança Semanal. É muito importante para evitar diversos acidentes de trabalho”, afirma Rômulo. O grupo também recebe alunos de cursos da saúde, que, ao longo do ano, fazem diversas palestras e intervenções para incentivar bons hábitos ao grupo e garantir o bem-estar de todos.

:: Volta ::

Secretaria de Comunicação | Recursos Humanos