GERAIS LADO B PUC CULT EM DIA COM RH GENTE NOVA ANIVERSÁRIOS CADÊ VOCÊ? POR DENTRO DA PUC BEM ESTAR

:: Voltar à primeira página do informativo ::

Aroma que cura

Os aromas têm o poder de transformar o ambiente. Manter lojas, restaurantes, residências com cheiro agradável é uma preocupação comum a todos, inclusive a muitos homens e mulheres que não dispensam um bom perfume. Mas a função dos aromas extrapola a finalidade de agradar o olfato, podendo ser curativa. A funcionária Ana Cristina Sanches Diniz, do Museu de Ciências Naturais, é especialista em Aromaterapia, ciência que estuda os efeitos de cada fragrância natural sobre várias doenças e sintomas.

A bióloga, que trabalha há oito anos na Universidade, fez cursos de Aromatologia na Saúde e de Aromaterapia e hoje manipula diversas fórmulas para amigos e familiares. "A aromaterapia utiliza óleos essenciais 100% puros, que têm propriedades eficazes no restabelecimento do equilíbrio e da harmonia pessoal, promovendo a saúde do corpo e da mente", explica.

Responsável por orientar os estagiários do Museu e por ofertar cursos para professores, Ana Cristina conta que os produtos aromaterapêuticos são capazes de amenizar sintomas ou mesmo exterminar doenças graves. "O avô de uma colega sofreu um derrame e a mão dele estava muito inchada e sem movimentos, então manipulei um creme. A mão já desinchou e os movimentos estão voltando aos poucos. Um familiar também sofria com a Doença de Krohn e, depois que passou a utilizar o óleo essencial de olíbano, a doença regrediu", diz ela, que manipula óleos, cremes, pomadas e outros produtos.

Recentemente, Ana Cristina produziu um creme hidratante que também funciona como repelente natural. "Com esse surto de dengue e de outras doenças causadas pelo Aedes aegypti, manipulei um creme à base de óleo essencial de gerânio, cuja molécula principal, o geraniol, é um repelente bem potente. Coloquei também hortelã (protetor) e mirra (hidratante e rejuvenescedor)", conta.

Ana Cristina se diz apaixonada pela Aromaterapia e está montando um laboratório em seu sítio para trabalhar com a manipulação de aromaterapêuticos. "Lá vou ter mais espaço e tranquilidade para fazer o que amo", afirma.


Ana Cristina está construindo um laboratório dedicado à aromaterapia

:: Volta ::

Secretaria de Comunicação | Recursos Humanos