GERAIS LADO B PUC CULT EM DIA COM RH GENTE NOVA ANIVERSÁRIOS CADÊ VOCÊ? POR DENTRO DA PUC BEM ESTAR

:: Voltar à primeira página do informativo ::

Coordenação de Polos

Dedicar parte da rotina aos estudos é uma tarefa complicada para quem trabalha em período integral ou para aqueles que moram em cidades menores. A educação a distância é uma alternativa mais acessível para esses e outros estudantes, o que motivou o crescimento da PUC Minas Virtual. Em 2013, a Instituição teve seus cursos de graduação a distância aprovados com nota máxima pelo Ministério da Educação (MEC) e, a partir daí, recebeu autorização para ofertá-los a distância dentro e fora do estado de Minas Gerais. Além da graduação a distância, a pós-graduação na mesma modalidade também ganha cada vez mais projeção nacional. Daí tornou-se imprescindível a criação de polos em todas as regiões do país.

Com a expansão da EaD, a Universidade criou a Coordenação de Polos, setor cujo escopo abrange a captação, a gestão, o cuidado com as questões legais e o relacionamento com cada um dos parceiros. A equipe é composta pelo coordenador, César Rafael, e pelas assistentes Paula Guimarães Fernandes e Carla Jurka Alves.

No que diz respeito à captação de novos polos, o setor atua de forma estratégica, valendo-se de pesquisas de campo e de mercado para eleger as localidades e instituições de interesse para a realização de visitas e apresentação da proposta de parceria. Para que a captação seja feita seguindo o planejamento de ações do setor, é importante que haja uma rigorosa gestão que forneça uma base sólida para o trabalho. O cuidado com as questões legais também é necessário para a eficácia da tramitação de toda a documentação referente aos contratos junto à Universidade e à Sociedade Mineira de Cultura (SMC), das visitas de aprovação dos polos pelas comissões do MEC e ao credenciamento dos polos junto ao Ministério da Educação. O setor é responsável, ainda, por mediar a relação entre outros setores da Universidade e os polos, fornecendo subsídios para que a parceria seja boa para ambos os lados.

De acordo com César Rafael, "a parceria entre a PUC Minas Virtual e o polo vai muito além da aplicação de prova e de procedimentos operacionais: ela é um casamento de marcas em que o parceiro é nosso representante na sua cidade". O setor tem um desafio grande para 2016: "Até o meio do ano temos o objetivo de implantar polos em quase todas as capitais do país para, em seguida, trabalharmos na implantação de polos nas principais cidades de atração do Brasil que concentrem uma população superior a 400 mil habitantes", explica o coordenador. Atualmente, a Universidade conta com uma rede de 27 polos e mais de quatro mil alunos de graduação e de pós-graduação estudando fora de Belo Horizonte. Desses, aproximadamente 2.300 estão fora do estado de Minas Gerais. Para 2016, a meta é ousada: a PUC Minas Virtual tem o objetivo de aprovar 16 novos polos distribuídos pelas cinco regiões do Brasil.


O setor é responsável por 27 polos e pretende aprovar outros 16 este ano

:: Volta ::

Secretaria de Comunicação | Recursos Humanos