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Tudo em um só lugar

Para tornar o atendimento ao aluno mais rápido e eficaz, a PUC Minas Contagem reuniu os quatro setores mais procurados pelos estudantes em um único espaço. Assim, como também ocorreu com as unidades São Gabriel e Betim, surgiu o Atendimento Integrado ao Aluno, que engloba Apoio Comunitário, Divisão Financeira, Secretaria Acadêmica e o Setor de Estágio do campus. A proposta é que o aluno consiga resolver todas as questões acadêmicas em um mesmo local. Essa iniciativa propicia mais comodidade, conforto e agilidade no atendimento ao público interno e externo.

O espaço é composto por cinco guichês e o atendimento é feito por meio de distribuição de senha eletrônica. O espaço também conta com cinco postos de trabalho interno e quatro salas individuais, que também estão disponíveis para receber o aluno caso haja necessidade de atendê-lo separadamente.

E não é só a estrutura que é compartilhada, mas também os serviços. Os funcionários estão passando por uma série de treinamentos para que todos sejam capacitados a realizar o trabalho de qualquer um dos quatro setores que compõem o Atendimento Integrado. Os serviços específicos de cada um são preservados. A proposta é que os atendimentos funcionem de forma articulada entre todos os colaboradores. Inaugurado em 2015, o sistema ainda está em fase de adaptação, mas já agrada.

Para Daniela Muniz, gestora dos setores Divisão Financeira e Infraestrutura, e uma das responsáveis pela implantação do projeto, o layout proposto otimizou recursos e reduziu o tempo de espera dos alunos, já que os poupa de ter que transitar pela unidade à procura de atendimentos variados. Agora, ele encontra tudo em um só lugar. "É um sistema mais organizado, confortável e justo. O aluno chega, pega a sua senha, espera sentado em um espaço que tem um computador disponível para uso, caso ele precise, e, quando é chamado no balcão, resolve ali mesmo todas as suas demandas, sem ter que transitar pela Universidade", explica. Mayra Diniz, aluna do 10º período do Curso de Engenharia Mecânica, concorda e apoia o método. "Apesar de estar tudo no mesmo lugar, eu posso escolher na senha o que preciso resolver. Antes, a gente ficava correndo para lá e para cá. Agora, com a unificação, ficou mais tranquilo", diz.

Mas não é só para o aluno que o novo modelo é interessante. Funcionário da Divisão Financeira há cinco anos, Reinaldo Barbosa agora também atende as demandas acadêmicas e de estágio. Para ele, esta é uma oportunidade de aprender outras funções e agregar conhecimento. "Às vezes o aluno vem resolver uma questão financeira, mas tem uma dúvida sobre bolsas ou sobre alguma documentação da Secretaria. Aprendendo os processos dos outros setores, consigo responder melhor as dúvidas e oferecer um atendimento mais completo", opina.

Os funcionários já foram treinados nas atividades da Secretaria Acadêmica e Setor de Estágio. O próximo passo é a capacitação nas funções do Apoio Comunitário e Divisão Financeira. "É também uma questão cultural, que tem que ser trabalhada aos poucos. É uma fase de adaptação. Ainda temos um caminho longo para percorrer até chegar ao modelo ideal, mas, na minha percepção, tem muito mais pontos positivos", afirma Daniela.

O Atendimento Integrado funciona no primeiro andar do prédio 4, de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h45, e aos sábado, das 8h às 12h.

Contatos:

Apoio Comunitário: (31) 3399-5820

Divisão Financeira: (31) 3399-5890

Secretaria Acadêmica: (31) 3399-5980 / 3399-5983

Setor de Estágio: (31) 3399-5993


A equipe do Atendimento Integrado ao Aluno realiza, em média, 85 atendimentos por dia

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