LADO B BEM ESTAR EM DIA COM RH GERAIS ANIVERSÁRIOS CADÊ VOCÊ? GENTE NOVA POR DENTRO DA PUC GERAIS

:: Voltar à primeira página do informativo ::

Artrite e Artrose: as vilãs do sistema articular

Você tem sentido dores nas articulações — ou "juntas", como são popularmente conhecidas —, está com dificuldade para se locomover ou realizar tarefas simples do dia a dia? Considere procurar um profissional da saúde para uma consulta, pois esses são os sintomas mais frequentes das duas doenças ósseas mais diagnosticadas: a artrite e a artrose. No Brasil, esses problemas são a 3º maior causa de afastamento do trabalho e afetam cerca de 15 milhões de pessoas, segundo dados do Ministério da Saúde.

Apesar de estarem sempre associadas e possuírem alguns sintomas semelhantes, artrite e artrose são doenças diferentes, que atacam as articulações do corpo humano. Enquanto a atrite causa uma inflamação nos tecidos que formam as articulações, a artrose causa danos na cartilagem e leva à degeneração do tecido. Dentre os sintomas mais comuns entre as duas doenças estão dores nas juntas (que podem aumentar com algum esforço e diminuir com o repouso), dificuldades para a realização de movimentos e inchaço ou deformidade da articulação. "Ficar atento a esses sintomas é fundamental, pois, quanto mais cedo estas doenças forem diagnosticadas, melhor é o prognóstico e, consequentemente, menores serão os impactos sobre o movimento, função e qualidade de vida. O tratamento pode envolver o uso de medicamentos para controle da dor e da inflamação (quando presente) e a fisioterapia. Essa tem como objetivos, além de ajudar no controle da dor e dos sinais e sintomas inflamatórios, melhorar a qualidade do movimento da articulação acometida e reabilitar a função do indivíduo", explica a professora Angélica Rodrigues de Araújo, do Curso de Fisioterapia.

A artrose possui causas variadas, como envelhecimento natural ou uso repetitivo de uma articulação. Mas também pode ser provocada por outras doenças como gota, obesidade e diabetes. Já a artrite pode ser causada por traumas, infecção ou desgaste das articulações, além de poder se manifestar de diferentes formas. "Manter-se ativo, equilibrando força e flexibilidade dos músculos, ter bons hábitos posturais e uma boa alimentação pode auxiliar tanto na prevenção destes problemas como minimizar os seus sintomas", diz Angélica.

Para prevenir problemas nas articulações, pratique atividades físicas regularmente, sob supervisão de um profissional da saúde. "Controle seu peso, alimente-se bem e de forma saudável e cuide de sua postura corporal. Estes cuidados são essenciais para evitar o desenvolvimento da artrite e da artrose", finaliza a professora.

:: Veja mais notícias no "Bem-estar" ::    :: Volta ::

Secretaria de Comunicação | Recursos Humanos