PUC CULT LADO B BEM ESTAR EM DIA COM RH GERAIS ANIVERSÁRIOS CADÊ VOCÊ? GENTE NOVA POR DENTRO DA PUC EM DIA COM RH

:: Voltar à primeira página do informativo ::

Toques terapêuticos

Para relaxar, nada melhor do que uma boa massagem. Além de proporcionar a sensação de tranquilidade, ela pode ser também terapêutica. A massagem atua nos músculos, podendo relaxá-los ou estimulá-los, aumenta a nutrição da musculatura em virtude de um maior aporte sanguíneo no local, melhora o funcionamento do sistema linfático, esvaziando os ductos coletores de linfa e melhorando, assim, o processo circulatório. “A massagem pode também melhorar o sono, pois induz ao relaxamento, o que favorece que as pessoas durmam melhor”, explica a professora Natália Hermeto, do Curso de Fisioterapia. De acordo com ela, com o sono regularizado o corpo é estimulado a liberar substâncias que inibem a dor. “Há estudos que relatam que a massagem pode também melhorar a concentração e fortalecer o sistema imunológico”, ressalta.


No caso das dores localizadas, especialmente nas costas, a massagem pode ser um santo remédio. Mas atenção: uma massagem mal executada pode colocar a saúde em risco. Nem todas as áreas do corpo estão liberadas para quem é leigo no assunto. “A massagem mal feita pode dar errado porque pode estimular uma contração muscular anormal, o que, ao invés de aliviar, pode piorar a dor”, alerta a especialista.


De acordo com a professora Natália Hermeto, um bom método é ficar deitado de bruços, enquanto uma pessoa massageia suas costas suavemente, de cima para baixo e depois de baixo para cima. “As mãos todas devem manter o contato com as costas. Depois, agarrando pequenos grupos musculares, a pessoa pode, alternadamente, comprimir e relaxar alguns segmentos musculares, promovendo o relaxamento do músculo”, explica. “Outra opção é segurar uma bolinha de tênis e massagear a região muscular. Pode fazer de três a quatro movimentos”, ensina ela, que ressalta a importância de se procurar um especialista caso os sintomas não desapareçam.

:: Volta ::

Secretaria de Comunicação | Recursos Humanos