PUC CULT POR DENTRO DA PUC EM DIA COM RH ANIVERSÁRIOS CADÊ VOCÊ? GENTE NOVA BEM ESTAR GERAIS

:: Voltar à primeira página do informativo ::

PUC Minas para o Mundo

“A internacionalização da PUC Minas é de extrema importância, além de  estratégica, e , com o apoio da Reitoria, temos alcançados avanços significativos”, afirma a professora Rita de Cássia Barbosa Louback, coordenadora da Assessoria de Relações Internacionais (ARI) da PUC Minas. Responsável por firmar mais de 160 convênios com renomadas universidades dos cinco continentes, o setor, criado há mais de 25 anos, está vinculado à Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Seplan) desde 2008. "Ele é responsável por pensar a PUC para o futuro, daí a importância da internacionalização como estratégia pós-globalização”, explica Rita.

 Com substancial evolução na área da internacionalização, a Universidade hoje oferece, por meio da ARI, entre 400 e 500 vagas em instituições de ensino no exterior para os alunos, além de diversas oportunidades e descontos para funcionários e professores. “Já podemos dizer que alcançamos um bom nível de internacionalização, e agora nossos esforços estão voltados para internacionalização de currículos, a partir de ações como a oferta de disciplinas lecionadas em inglês e de diplomas que valem no Brasil e no exterior, além de aulas de português para estrangeiros, atraindo mais intercambistas para a Universidade”, conta Rita.

A equipe da ARI, composta também por outras três funcionárias e seis estagiários dos cursos de Comunicação Social e Relações Internacionais, cuida dos trâmites para os acordos bilaterais entre as universidades e também providenciam encontros para firmar parcerias, além de produzirem os eventos nacionais e internacionais sediados pela PUC Minas. “Fazemos parte de diversas associações ligadas à internacionalização das universidades, como a Nafsa (Association of International Educators) e a EAIE (European Association to International Education), que reúnem as universidades mais conceituadas do mundo. Isso nos afere uma credibilidade que nos permite sediar encontros entre universidades brasileiras ou de outros países”, esclarece a coordenadora, que também está à frente da Rede Uniminas, um consórcio de instituições de ensino superior para ampliar as ações de internacionalização.

Uma prova do sucesso do trabalho realizado pela ARI foi a opção do governo americano por adotar a Universidade como sede do Education USA no estado de Minas Gerais. O instituto, que cuida dos interesses da educação americana no Brasil, torna a PUC Minas parceira preferencial do governo dos EUA, oferecendo à Universidade oportunidades e encontros memoráveis, como, por exemplo, a vinda de uma representante da Nasa ao campus Coração Eucarístico para conversar com alunos. “Já recebemos a embaixadora americana Liliana Ayalde por duas vezes e, no último ano, recebemos 72 delegações na PUC Minas”, ressalta Rita.

A Assessoria de Relações Internacionais funciona no sexto andar do prédio 43 e atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h30, também pelo telefone 3319-4245.


A equipe da ARI é responsável pela internacionalização da Universidade

:: Volta ::

Secretaria de Comunicação | Recursos Humanos